sábado, 25 de maio de 2024

Nove cidades capixaba vão participar da feira mundial de Smart City; confira

A partir desta sexta-feira (03) representantes de nove cidades capixabas irão integrar uma comitiva técnica para representar o Espírito Santo na maior feira de cidades inteligentes do mundo, a Smart City que acontece em Barcelona, na Espanha.

Anchieta, Vila Velha, Viana, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Muniz Freire, Barra de São Francisco, Colatina e Castelo, são as cidades que vão representar o Estado na feira internacional.

Seleção das prefeituras

Em 2023, com o intuito de incentivar um maior engajamento das prefeituras, uma missão técnica internacional foi oferecia aos municípios com melhor desempenho no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) da Gestão Pública Municipal, principal indicador do programa.

Participam da missão: Anchieta, Viana, Cariacica, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Muniz Freire, Barra de São Francisco, Colatina e Castelo.

O ICEE está embasado em cinco competências que o poder público municipal foi estimulado a desenvolver no programa: governança para estímulo ao empreendedorismo; programas e projetos de apoio ao empreendedorismo; regulamentações e legislação para melhoria do ambiente de negócio; processos que facilitam a realização de negócios e estimulam o setor produtivo, e recursos e infraestrutura técnica, física e tecnológica para atendimento ao empreendedor.

Exemplos de inovação

Espanha e Portugal foram os destinos escolhidos com base na experiência desses países com inovação, empreendedorismo, competitividade e modelos consolidados de governança e gestão pública na perspectiva de cidades inteligentes.

“O principal objetivo do Cidade Empreendedora é estimular políticas públicas que alcancem o empreendedor local. A missão técnica dará a oportunidade para que esses gestores municipais conheçam outras iniciativas de sucesso adotadas em cidades que são referências em inovação, tecnologia e empreendedorismo”, ressalta a gerente de relações institucionais do Sebrae/ES, Alline Zanoni.

Durante a missão técnica, a comitiva capixaba vai participar do maior evento mundial de inovação urbana e gestão de cidades inteligentes – o Smart City Expo World Congress –, em Barcelona, além de visitas técnicas a espaços públicos, empresas, universidades e instituições que desenvolvem projetos pioneiros que contribuem para que as cidades sejam mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.

Programação da Comitiva

Barcelona (Espanha)

06/11 – Visita Técnica ao United Cities and Local Governments – UGLG (ONU dos Municípios)

06/11 – Palestra com Prof. Dr. Josep Piqué – Presidente Executivo de La Salle Technova Barcelona, referência mundial em Ecossistemas de Inovação.

06/11 – Reunião com a Câmara de Comércio Brasil Catalunha com a participação do prefeito de Barcelona
07/11 – Participação no Smart City Expo World Congress
07/11 – Visita Técnica ao Barcelona Activa e ao Distrito 22@

08/11 – Participação no Smart City Expo World Congress
08/11 – Visitas técnicas ao DFactory Barcelona e ao 3D Incubator
08/11 – Participação no Smart City Expo World Congress Awards
09/11 – Participação no Smart City Expo World Congress
09/11 – Visita técnica a Cisco Barcelona
10/11 – Visita ao órgão oficial de Turismo de Barcelona e da Região Metropolitana da Catalunha

10/11 – Visita ao Museu de Ciências CosmoCaixa

Porto (Portugal)

13/11 – Visita técnica a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto (LIPOR)
13/11 – Visita técnica ao United Nations University (UNU-EGOV)

Aveiro/Cascais (Portugal)

14/11 – Visita técnica ao Creative Science Park Aveiro

Lisboa (Portugal)

15/11 – Visita técnica a NOVA School of Business and Economics
15/11– Visita técnica a Beta-i

Leia também:

Comunidades da Serra vão ganhar mais vida e cor com o MC.Arte; entenda

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g