sábado, 25 de maio de 2024

Cidades capixabas: por que Cachoeiro de Itapemirim?

Localizada no sul do Estado, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim é o quinto município mais populoso do Espírito Santo. Com sua população de 185.784 habitantes é a cidade com mais habitantes do sul capixaba.

Cachoeiro de Itapemirim é também a terra do Rei Roberto Carlos, que tornou a cidade nacionalmente conhecida através da música Meu Pequeno Cachoeiro. 

Mas a história de Cachoeiro de Itapemirim teve início no ano de 1812, muito antes da cidade se tornar o berço do Rei e o porquê deste nome a gente te explica a seguir.

Cachoeiro de Itapemirim

A história da cidade começa com o donatário da capitania do Estado, Francisco Alberto Rubim, que recebe a tarefa de desenvolver o povoamento nesta região, que era habitada pelos índios puris e botocudos.

O povoamento começo em um ponto do vale, às margens do rio Itapemirim. A colonização expandiu-se com a formação dos primeiros núcleos populacionais com pequenas plantações de mandioca, bananeiras e cana-de-açúcar.

Francisco Alberto Rubim, em 1819, durante o planejamento para a construção de uma nova estrada, utilizou o rio Itapemirim como referência geográfica. Assim, ordenou que se medisse a nova rodovia em frente “ao primeiro cachoeiro (do rio Itapemirim)”, a “seis léguas” (ou quase 29 km) da vila.

O aspecto geográfico é o grande influenciador do nome da cidade: os cachoeiros ou as cachoeiras do rio Itapemirim, rio que corta a cidade. Por causa desse aspecto geográfico, a cidade, como muitas outras do Brasil, desenvolveu-se econômica e urbanisticamente a partir do rio.

O nome do município passou por um processo de evolução, sempre se referindo às pequenas cachoeiras do Rio Itapemirim. Em 1885, já se escrevia o nome certo e por extenso, Cachoeiro de Itapemirim.

Leia também:

Cidades capixabas: por que Brejetuba?

Stefhani Paiva
Stefhani Paiva
Stefhani Paiva é comunicóloga, jornalista e atua como assessora de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g