sábado, 18 de maio de 2024

Vai um café? Evento inédito da bebida terá oportunidades, competição e workshops

Os apreciadores de café poderão vivenciar uma experiência única em Vitória. Para entrar no universo da bebida, passando por toda a cadeia produtiva, a Semana Nacional do Café, mais conhecida como Coffees, chega ao Shopping Vitória nesta quinta-feira (26) e permanece até o dia 28 de outubro.

No evento inédito, o público poderá participar de workshops, degustação, assistir à competição de preparo de café e se aproximar dos produtores capixabas, aprendendo sobre todo o processo com diversos especialistas, baristas, mestres de torra e provadores. A entrada é gratuita.

O Brasil é líder mundial na produção de café e o Espírito Santo ocupa o segundo lugar no ranking de produção do País, além de ser líder quando se trata do cultivo de conilon. O Coffees, maior feira de café do estado, vai gerar oportunidades, conhecimento e negócios.

O objetivo é valorizar a produção de café no Estado, mostrando a diversidade de tipos, as técnicas utilizadas e o terroir de cada região que resulta em cafés diferenciados e reconhecidos internacionalmente.

“Nossa proposta é fazer com que o capixaba conheça o café de excelência que é produzido aqui no Estado, com toda sua peculiaridade. O café faz parte da vida das pessoas e no Coffees vamos proporcionar uma experiência diferenciada para os visitantes, mostrando os métodos de preparo e que existe um leque de opções de cafés com notas sensoriais exclusivas e que isso varia de acordo com o local e clima onde foi cultivado, entre outros fatores, dando a cada localidade uma especificidade única “, destacou Eduardo Destefani, diretor do Instituto Panela de Barro e organizador do evento.

Ainda segundo Destefani, o Coffees – Semana Nacional do Café – será um marco para o Café Capixaba, pois vai desmistificar o conhecimento adquirido pelo público. Para isso, serão reunidos os melhores nomes do mercado, nacional e internacional, que vão interagir com o público nos debates, workshops e cursos reservados. Os temas abordados vão desde degustações de cafés capixabas, métodos como aeropress e coado, drinques, turismo rural, agricultura de sistema agroflorestal, até torra de café.

Copa Coffees

Durante o evento, também será realizada uma competição que vai escolher o melhor café preparado. Serão 16 competidores em um tempo determinado para preparar a bebida. Todos vão utilizar a mesma espécie de café e os mesmos utensílios. Quem conseguir servir o melhor café vai levar um troféu, acompanhado de kits com acessórios e métodos de preparo.

Empreendedorismo

O Coffees vai reunir no mesmo lugar mais de 40 empreendedores, no entanto, serão mais de 100 atendidos, sendo 16 produtores de café, além de outros empreendimentos como os da agroindústria e artesanato.

Especialistas reconhecidos internacionalmente

Entre os convidados está Verônica Belchior, PhD em Ciência de Alimentos pela UFMG e UPorto, Mestre em Ecologia pela UFJF e Bióloga pela UFJF. É Q-Grader desde 2013, com experiência como provadora em concursos de qualidade de cafés pelo Brasil. Também é criadora do curso de Análise Sensorial de Cafés Especiais. Já lecionou sobre cafés especiais em Portugal, Alemanha, Rússia, Austrália, Israel e Itália.

Outro nome é Clayton Barrosa Monteiro, do Alto Caparaó, Minas Gerais. Ele se tornou conhecido pela consistência e qualidade de seus cafés, parte deles produzidos em agrofloresta. Esse sistema se estende por toda fazenda Ninho da Águia, que se tornou referência na região.

Já a jornalista especializada em café, educadora e barista, Gisele Coutinho, de São Paulo, tem uma vasta experiência em treinar equipe de cafeteria, além de aconselhar quem sonha abrir negócios no setor de café. Ela palestra sobre o tema e promove cursos focados no consumidor final apaixonado. Em 2019, foi a única brasileira homenageada na classe inaugural do Sprudge Twenty, renomado veículo da comunidade mundial do café.

Seguindo a linha estratégica para potencializar o setor do café, outros convidados referências no assunto também integram a equipe de palestrantes, como Mariana Mesquita, de Brasília; Regina Machado, de São Paulo; Leonardo Gonçalves, do Café ao Leu, Rio de Janeiro; Jhone Milanez Lacerda, Fred Ayres, de Alegre; Roberto de Barros; Diogo Cypriano, de Vitória; além de Chico Ribeiro, do Caparaó Capixaba, e Denise Coutinho Endringer, idealizadora do lema “Fitoterapia certa gera vida”, autora e co-autora de 155 artigos científicos com impacto internacional na área de produtos naturais.

Coffees – Semana Nacional do Café

  • Data: 26 a 28 de outubro
  • Local: Shopping Vitória – 1º piso, atrás da Praça Central (antiga loja Americanas) | Av. Américo Buaiz, 200 – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-902).
  • Horário: de quinta a sábado, das 13h às 20h.
  • Entrada: gratuita

Programação

  • Quinta-feira (26)

13h – Abertura ao público

Cafeteria – Workshop Prático e Aula-show

14h às 15h30 – Degustação de cafés Conilon capixaba – Com Lucas Venturim

16h às 17h30 – Aeropress – aprenda a fazer o seu café – com João Ribeiro

18h às 19h30 – Diferentes qualidades de café e como inovar nas receitas em casa – com Gisele Coutinho

Palco – Coffees Talks

14h às 15h – Palestra de Abertura: Cafés do Espírito Santo

16h às 17h –Agricultura de Sistema Agroflorestal – Clayton Barrosa Monteiro e Paulo Radaik

18h às 19h – Café Conilon de qualidade – com Lucas Veturim e Pode Mulheres/Cafesul

Cursos Pagos

14h às 17h – Como extrair melhor o seu café – Cinética para iniciantes – com Verônica Belchior

18h às 20h – Estrutura física da cafeteria: direcionamentos com foco em vendas e eficiência do negócio – com Flávia Pogliani

  • Sexta-feira (27)

13h – Abertura ao público

Cafeteria – Workshop Prático e Aula-show

14h às 15h30 – Degustação de cafés Caparaó

16h às 17h30 – Oficina de métodos de preparo com Leonardo Gonçalves

18h às 19h30 – Drinques com café com Mariana Mesquita

Palco – Coffees Talks

14h às 15h – Mercado de cafés especiais no Espírito Santo com Raul Guizelini

16h às 17h – Como comunicar a sua marca com Chico Ribeiro e Roberto Barros

18h às 19h – O café que chega na sua xícara – o que está por trás das pesquisas/o impacto das pesquisas com Lucas Louzada e Incaper

Cursos Pagos

10h às 12h – Domine seu café coado – Gisele Coutinho – curso fechado UVV

14h às 17h – Eystein Veflingstad

18h às 20h – Regina Machado

  • Sábado (28)

13h – Abertura ao público

Cafeteria – Workshop Prático e Aula-show

14h às 15h30 – Degustação de cafés Montanhas do Espírito Santo

16h às 17h30 – Aula sobre chá com Denise Endringer

18h às 19h30 – Mixologia e café com Diogo Cypriano

Palco – Coffees Talks

14h às 15h – Turismo rural e hospedagem na fazenda de café – Torra e Cafeteria – Sítio Santa Rita – com Jhone Lacerta e Fred Ayres

16h às 17h – Torra de café – Empreendedores – com Leonardo Gonçalves

18h às 19h – “Explorando o Café Especial: Uma Jornada Sensorial e Degustação” – com Douglas Almeida – Rituá Café

Cursos Pagos

10h às 12h – Jonathan Piazarolo – curso fechado clientes shopping

14h às 17h – Gisele Coutinho

18h às 20h – Mariana Mesquita

Leia também:

Partiu “pagodear”? Salgadinho e Revelação estão confirmados no Pagode do Pericão II

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g