sábado, 18 de maio de 2024

Inauguração: prefeitura da Serra entrega Rotatória do Ó neste sábado (28)

A obra do Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, popularmente conhecido como Rotatória do Ó, será finalmente entregue pela prefeitura da Serra neste sábado (28). A cerimônia de inauguração está prevista para começar às 9h. A construção, localizada em Laranjeiras, tem a previsão de melhorar o trânsito para cerca de 45 mil condutores que trafegam diariamente pela região. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Seob) os investimentos da obra somam um total de R$ 68 milhões. Além do anel viário, que foi totalmente liberado no final de julho, a rotatória terá uma via expressa exclusiva para ônibus, ciclovia e três mergulhões.

Como vai funcionar o trânsito

O anel viário superior da construção, que já está liberado, se tornará uma passagem para o trânsito local da região de Laranjeiras.

Viadutos

Pelos viadutos superiores, também liberados, os condutores acessam os caminhos para bairros como Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Alterosas, Jacaraípe, Manguinhos, entre outros, e acessam ainda a avenida Eldes Scherrer com destino à BR-101.

Mergulhões

Os mergulhões, ou passagens inferiores, vão permitir o tráfego de forma expressa. Segundo a Seob, são três passagens que terão o seguinte fluxo:

  • A passagem inferior 1 vem da avenida Eldes Scherrer de Souza e possui cinco pistas, sendo duas vias destinadas para o corredor exclusivo de ônibus (mão e contramão) e três vias de mão única exclusivas para os demais veículos. Essas pistas dão acesso a outras duas passagens inferiores.
  • A passagem inferior 2 é destinada aos condutores que seguem no sentido Morada de Laranjeiras e terá duas pistas de mão única, que fluem para a avenida Copacabana.
  • Já a passagem inferior 3 ficará com os dois corredores exclusivos para ônibus que vêm da avenida Eldes Scherrer de Souza, e duas pistas para o tráfego comum no sentido avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

Vias exclusivas para ônibus

  • Os ônibus que partem do Terminal de Laranjeiras e seguem sentido Terminal de Jacaraípe passarão pelo mergulhão da passagem inferior 3.
  • Os mesmos seguirão pela avenida Central B e chegarão a uma rotatória próxima à empresa Viminas. Nessa rotatória eles entram à direita, sentido Jacaraípe.
  • Já os ônibus que fazem o sentido Jacaraípe/Terminal de Laranjeiras, deverão pegar a rotatória próxima à entrada da empresa Biancogrês, seguir pela avenida Central B e acessar, a avenida Eldes Scherrer de Souza pela Rotatória do Ó.

Ciclovias

O Sistema Viário Eldes Scherrer Souza também tem 3,6 quilômetros de ciclovia. De acordo com a Seob, o objetivo é ligar a ciclovia da avenida Eldes Scherrer com a da avenida Copacabana – que foi criada com a obra – e integrá-las com a ciclovia que segue para a avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

Veja também:

Vai um café? Evento inédito da bebida terá oportunidades, competição e workshops

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g