sábado, 18 de maio de 2024

Festa da Polenta agora é patrimônio cultural do Espírito Santo

A tradicional Festa da Polenta, realizada no município de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana, agora é patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. O Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado estadual Sérgio Meneguelli (Republicanos), foi sancionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos).

A Lei 11.919/2023, publicada no diário oficial desta quinta-feira (05), reconhece e valoriza um dos maiores eventos gastronômicos e culturais do estado.

“A Festa da Polenta é muito importante não só devido ao seu cunho social, como também importante no sentido de resgatar e manter viva a cultura do imigrante italiano, que colonizou Venda Nova há mais de 100 anos. Dessa forma, ao festejar o alimento, a música, as danças, o vestuário e tantos outros aspectos, há um resgate das tradições culturais desse povo”, argumentou Sergio Meneguelli.

Neste ano, acontece a 45ª edição da Festa da Polenta, que começa nesta sexta-feira (06). Clique aqui e acesse a programação completa do evento.

Festa da Polenta

Realizada desde 1979, a celebração ocorre sempre no mês de outubro e busca preservar a cultura italiana. Como o próprio nome já diz, a polenta é a protagonista e ganha várias versões: frita, com molho, queijo, linguiça… O ponto alto da festividade é o tombo da polenta, quando o caldeirão gigante entorna mais de uma tonelada da iguaria. Conforme o site da organização do evento, para preparar 1.200 quilos de polenta são necessários 400 quilos de fubá e muita água.

Além da gastronomia, a programação conta com desfile, atrações musicais e apresentações de grupos típicos. Vale destacar também o caráter social da iniciativa, que é organizada por voluntários. Ao final do evento, parte dos recursos arrecadados é destinada a entidades filantrópicas do município.

Leia também:

Sesc Glória recebe concerto da Oses voltado para a criançada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g