sábado, 25 de maio de 2024

Cidades capixabas: por que Bom Jesus do Norte?

Bom Jesus do Norte é um município vizinho dos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, São José do Calçado e Itaperuna e se situa na mesorregião sul espírito-santense, a 217 quilômetros da capital.

Dentre os atrativos turísticos da região está o Rio Itabapoana, que corta o município e é formado por águas calmas, propícias para banho e pesca. É em função do Rio que surge o nome da cidade. Confira!

Bom Jesus do Norte

Até 1964, data da emancipação de Bom Jesus do Norte, a região em que hoje fica o município, pertencia ao município de São José do Calçado.

No século XIX, os colonizadores Coronel José Dutra Nicácio, José Francisco de Melo, José Lima da Silveira, Marciano Lúcio e Caboclo Valério, em busca de terras para trabalhos agrícolas chegaram à região, ao norte das margens do Rio Itabapoana, fundando então um pequeno povoado.

No ano de 1911 o povoado foi considerado distrito sobre a denominação de Bom Jesus do Jardim. Em 1914 ocorreram mudanças na região com a criação do “Ordem e Progresso Futebol Clube” e a Inauguração da Estação da Estrada de Ferro do Itabapoana.

Em novembro de 1938 pela Lei nº 9.941 passou a denominar-se Bom Jesus do Norte, por estar ao norte do Rio Itabapoana e em dezembro de 1963 a Lei nº 1911 tornou o território município. Sua instalação se deu no dia 9 de abril de 1964.

Leia também: 

Cidades capixabas: por que Boa Esperança?

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g