sábado, 25 de maio de 2024

Ufes sobe no ranking global do THE 2024, alcançando 12ª posição

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) subiu no ranking de instituições de ensino superior do Times Higher Education (THE) 2024, alcançando a 12ª posição entre as melhores universidades brasileiras. No ano passado havia ficado em 13º lugar. A classificação de 2024 é a melhor da federal capixaba desde que entrou nesse ranking, em 2020.

“A Ufes é a única instituição do Espírito Santo classificada no THE 2024, tendo ficado entre as 1.500 primeiras em nível mundial. Isso é fruto dos esforços da gestão, do corpo docente, dos técnicos e dos alunos. Apesar dos efeitos da pandemia e da crise econômica, conseguimos ganhar posição e estamos muito bem representados entre as instituições de ensino”, afirma o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite.

A Universidade de São Paulo (USP) segue no primeiro lugar entre as universidades brasileiras, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp). Em terceiro lugar ficaram empatadas a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram avaliadas 67 universidades e, dessas, 56 atingiram os critérios mínimos e foram classificadas.

Em nível mundial foram avaliadas 2.673 universidades de 108 países. Dessas, 1.904 universidades foram classificadas. O primeiro lugar ficou com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, pelo oitavo ano consecutivo, seguida por três dos Estados Unidos: Stanford, Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e Harvard.

A partir da 201ª colocação, os resultados do THE são apresentados em blocos de instituições. Assim, a USP ficou no bloco de 201 a 250. No caso da Ufes, a classificação foi entre a posição 1.201 e a 1.500 do ranking global.

Metodologia

A classificação se baseia em uma nova metodologia, que inclui 18 indicadores que medem o desempenho de uma instituição em cinco áreas: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, recursos advindos da indústria e patentes, e perspectivas internacionais. A pontuação geral da Ufes, considerando os indicadores do THE, ficou entre 22,8 e 28,2.

Leia também:

Intervenção urbana na Praia de Camburi faz alerta para as mortes no trânsito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g