sábado, 25 de maio de 2024

Grande Vitória recebe ações em celebração ao Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Mangues

Mundialmente, em 16 de setembro é celebrado o Dia de Limpeza de Rios, Praias e Mangues. A data visa promover ações de conscientização sobre a importância destes ambientes, estimulando a prática da separação dos resíduos recicláveis (papéis, plásticos, metais e vidros) em seus círculos de amizades.

O movimento começou na Estônia em 2008. Na ocasião, cerca de 50 milhões de pessoas se uniram para limpar suas cidades, rios e comunidades. O país foi limpo em apenas cinco horas e a ação foi nomeada Lets do It (Vamos fazer isso!).

A medida em que os anos passaram o movimento foi sendo aderido por outros países, e o  evento foi rebatizado com o nome Dia Mundial da Limpeza. No Brasil, mais de 1,2 mil cidades já registraram participação. Anualmente, o Dia Mundial da Limpeza acontece no terceiro sábado de setembro. 

Ações na Grande Vitória

Na Serra a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), em alusão a data, está promovendo ações desde o dia 12 em Jacaraípe, e a programação deve se estender até esta sexta-feira (15). Na ocasião estudantes de escolas da região e participantes da Associação Lar Semente e Amor (Rede Alsa) vão caminhar pela praia recolhendo resíduos sólidos, com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população sobre a importância de preservar o bioma.

Ação de limpeza na Praia de Jacaraípe, na Serra – Foto: Edson Reis/ Prefeitura da Serra

Além da caminhada, também será realizado o evento “Impactos de resíduos sólidos nos Ecossistemas Marinhos e Costeiros”, no Núcleo da Onda do Futuro”, localizado na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 2001, Bairro das Laranjeiras. A entrada é gratuita.

 

 

Em Vitória, o Projeto Pegada,  em parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico-Iba, Projeto Cardume, Projeto Impactando Vidas e Instituto Eco Maris, realizará uma ação presencial na base do Pegada na Praia ao lado do Iate Clube, neste sábado (16).

A programação começa às 9h com yoga integrativa de gratidão com Fabiana; após orientação de como retirar os resíduos encontrados na praia, o time de voluntários começa a limpeza. 

Uma onda de garrafas pet será construída para chamar a atenção das pessoas, e os voluntários podem levar garrafas para contribuir com a obra. Um novo barco do projeto, com 48 lugares, também sairá para limpeza da praia.

Os interessados em se voluntariar devem se inscrever no link do formulário de participação. 

Imagem: Divulgação

Milhões de voluntários

O Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios acontece em 197 países e territórios desde 2018, e já teve a adesão de mais de 71 milhões de voluntários, retirando mais de 344.500 mil toneladas de resíduos de rios, praias, praças, mangues, ruas, etc.

No Brasil, a ação acontece oficialmente com a liderança do Instituto Limpa Brasil, tendo a adesão de mais de 1200 municípios.

Leia também:

Vitória 472 anos: um passeio nada tradicional por um dos bairros mais tradicionais da Capital; a Fonte Grande

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g