A revitalização da Orla da Grande São Pedro alcançou um marco significativo com a conclusão de metade das obras, marcado por uma inspeção técnica realizada nesta segunda-feira (14). Conhecida também como Orla Noroeste, essa área em transformação está prestes a proporcionar aos moradores e visitantes uma gama diversificada de melhorias, incluindo ciclovia, ancoradouros e arquibancadas inovadoras que podem ser alagáveis, adicionando mais um local para apreciar a deslumbrante Baía de Vitória.
Compreendendo a revitalização das orlas dos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, essa abrangente renovação abarca um trecho de 1,16 km. O investimento de R$ 96.033.385,96, proveniente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como objetivo transformar a orla em um espaço público dinâmico e acessível.
Uma das adições mais notáveis é a introdução das arquibancadas alagáveis. Essa engenhosa estrutura consiste em plataformas com degraus acessíveis aos visitantes, avançando sobre as águas e ficando submersas durante a maré alta.
Além disso, o projeto contempla a construção de estacionamentos, calçadas contínuas para pedestres, ciclovias, decks, rampas e cinco pontos de atracação. Adicionalmente, a região será enriquecida com a instalação de um Centro de Pescadores, funcionando como um anexo ao Museu do Pescador localizado na Praça do Caboré.
Elementos como queimadores de mariscos, áreas de manutenção de embarcações, uma praça esportiva e uma “Rua Viva” na Rua Felicidade Correa dos Santos também serão incorporados ao novo projeto.
O cerne deste empreendimento é a revitalização da região por meio da melhoria dos espaços públicos. Isso engloba a reestruturação da orla para incluir calçadas, ciclovias, píeres, ancoradouros, jardins e mobiliário urbano, além do estabelecimento e modernização das comodidades públicas. O projeto também visa aprimorar a mobilidade urbana na área e impulsionar as atividades econômicas locais.
Segunda Fase
Na última sexta-feira (11), foi lançado o edital para a seleção de empresas ou consórcios responsáveis pela elaboração de projetos e execução da segunda etapa do Projeto de Reurbanização da Orla da Grande São Pedro. Essa nova fase engloba a transformação das orlas de quatro bairros: Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, abrangendo uma extensão total de 4,04 km.
Com um orçamento máximo de R$ 110.784.586,55 e um cronograma de construção projetado para 28 meses, seguindo o modelo de contrato integrado, os recursos para essa etapa também serão fornecidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esse projeto reitera o compromisso contínuo de aprimorar espaços públicos, embelezar o cenário urbano e impulsionar a economia local, alinhando-se à visão mais ampla de revitalização das áreas costeiras.