...

Ifes abre inscrições para cursos técnicos com quase 4 mil vagas em todo o ES

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) anunciou a abertura de inscrições para seu processo seletivo de cursos técnicos para o primeiro semestre letivo de 2024. São oferecidas oportunidades tanto para os cursos técnicos integrados quanto para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes, sendo disponibilizadas quase 4 mil vagas, distribuídas em 22 unidades do Ifes em todo o estado. Os editais completos podem ser acessados através do link: ifes.edu.br/2024.

O período de inscrições terá início começa nesta segunda-feira (14), e seguirá até o dia 30 de setembro. A taxa de inscrição para o Processo Seletivo 95/2023, referente aos Cursos Técnicos Integrados, é de R$ 85. Já para o Processo Seletivo 96/2023, que engloba os Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes, o valor da taxa é de R$ 65.

É importante destacar que os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição devem fazê-lo dentro do período estabelecido, entre os dias 14 de agosto e 18 de setembro. A solicitação de isenção deve ser realizada no sistema, ao final do processo de inscrição.

Quem pode participar

  • Os Cursos Técnicos Integrados são destinados a estudantes que buscam combinar a formação profissional técnica com o ensino médio. Portanto, para se inscrever, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental.
  • Os Cursos Técnicos Concomitantes, por sua vez, são uma opção para aqueles que ainda estão cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam, ao mesmo tempo, realizar o curso técnico no Ifes. Já os Cursos Técnicos Subsequentes são voltados para indivíduos que já concluíram o Ensino Médio e têm o interesse em realizar somente o curso técnico no Ifes.
  • O edital para o processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados para jovens e adultos (Proeja) será divulgado no próximo mês, em setembro. Esse tipo de curso é destinado a pessoas com mais de 18 anos que ainda não possuem o Ensino Médio.
  • A seleção para o edital 95/2023 – Cursos Técnicos Integrados será realizada através de uma prova objetiva, composta por 40 questões. Essa prova está programada para acontecer no dia 29 de outubro.
  • Já o processo seletivo para o edital 96/2023 – Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes terá como critério a análise do histórico escolar dos candidatos. Essa análise será conduzida no período de 17 a 31 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g