...

Estudantes capixabas conquistam bicampeonato em rally de barcos solares

Uma equipe de estudantes capixabas foi bicampeã em um rally de barcos movidos a energia solar, o Desafio Solar Brasil (DSB). A competição aconteceu em Niterói, Rio de Janeiro, no último domingo (06) e recebeu 13 equipes de diversos estados do Brasil.

O Solares é um projeto de extensão multidisciplinar da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), composto por 60 pessoas da universidade pública, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade de Vila Velha (UVV).

Quem faz parte são voluntários e alunos dos cursos de engenharia, arquitetura, odontologia, psicologia, pedagogia, oceanografia, publicidade, administração e ciências contábeis.

Esta é a segunda vez que o “Poente”, como o barco capixaba se chama, conquista o pódio mais alto da competição – a primeira foi em 2018. Nas últimas participações, antes da pandemia, em 2020.

O Desafio Solar Brasil é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inspirado pelo Frisian Solar Challenge, um campeonato mundial de barcos movidos à luz solar, realizado na Holanda.

A competição foi criada para estimular o desenvolvimento de tecnologias e aplicações das fontes alternativas de energia em embarcações, através do esporte e educação em tecnologia e meio ambiente.

O projeto nasceu em 2016 com alguns estudantes de Engenharia Elétrica e Mecânica, da UFES. A Estação Solares foi inaugurada em 2019. Por causa da pandemia ficou sem manutenção. Com o fim das restrições, o time está trabalhando com o objetivo de conseguir parcerias.

Leia também:

Filho realiza o sonho do pai e assina contrato com um grande clube

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g