...

Confira lista dos selecionados para tirar carteira de motorista de graça

Os inscritos na segunda fase do programa CNH Social 2023 deve ficar ligados, porque nesta segunda-feira (07), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) liberou a tão aguardada lista com os nomes dos 3.500 contemplados, que se inscreveram entre os dias 18 e 28 de julho deste ano. Os selecionados devem garantir suas vagas realizando a matrícula online, no site www.detran.es.gov.br.

Para efetuar a matrícula, os candidatos escolhidos deverão acessar a aba do programa CNH Social ou o banner disponível na página principal do site do Detran|ES, no período de 12h desta segunda-feira (07) até às 23h59 do dia 21 de agosto de 2023. Ao preencher os requisitos solicitados, receberão informações sobre o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde deverão dar início ao processo de habilitação, bem como os documentos necessários para providenciar.

Segunda fase

A segunda fase do programa CNH Social 2023 despertou interesse de 70.227 candidatos, que almejam obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), ou, para os já habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A seleção dos participantes é realizada eletronicamente, levando em conta os critérios do programa e as informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico). São considerados critérios como menor renda per capita, maior número de membros no grupo familiar, conclusão do Ensino Fundamental, ser beneficiário do Bolsa Família e data e hora da inscrição.

Vale destacar que é de responsabilidade do candidato acompanhar as publicações, cumprir os prazos estabelecidos e manter seus dados atualizados, sob o risco de ser considerado desistente do processo e perder o benefício. O Detran|ES alerta que não realiza chamadas telefônicas nem envia e-mails para informar o resultado.

Prazo de 15 dias

Após a matrícula online, o candidato terá um prazo de 15 dias corridos para comparecer pessoalmente ao CFC indicado e concluir a abertura do Renach, que é o número de registro do processo de Habilitação. Em seguida, terá 30 dias úteis para realizar a biometria em uma unidade do Detran|ES e os exames na Clínica credenciada indicada. Vale ressaltar que não é necessário agendar a biometria, basta comparecer a qualquer unidade do Detran|ES com o número do Renach, documento oficial com foto e informar que é beneficiário do programa.

É importante finalizar os processos de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria dentro do prazo de 12 meses, a contar da data da abertura do processo no CFC.

Alerta

Caso um candidato seja selecionado e não efetue a matrícula, ficará impedido de participar de novas seleções por três anos. Já aquele que, após a confirmação da matrícula, perder algum prazo posterior ou desistir do processo, estará impedido de participar de novos processos seletivos ou cursos de especialização do CNH Social por cinco anos.

Os candidatos não selecionados terão uma nova oportunidade de serem contemplados na lista única de suplentes, que será divulgada no dia 09 de outubro, a partir das 12h, no site do Detran|ES. Essa lista visa preencher vagas que não foram ocupadas devido à desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não cumpriram os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g