Aquaviário: Casagrande faz travessia de Vila Velha para Vitória utilizando bike

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), fez uma marcante estreia do novo sistema aquaviário ao realizar uma travessia de bicicleta entre Vila Velha e Vitória. A iniciativa, que simbolizou a inauguração do aquaviário, reforça o compromisso com a mobilidade sustentável e a busca por alternativas de transporte eficientes e amigas do meio ambiente.

Continua após a publicidade

O governador optou por uma abordagem inovadora ao escolher pedalar entre as duas cidades, utilizando o sistema aquaviário recém-implantado. O trajeto proporcionou uma experiência única e simbólica, não apenas demonstrando o funcionamento do novo modal, mas também destacando a importância de promover escolhas de transporte que reduzam a emissão de poluentes e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

A travessia de bicicleta entre Vila Velha e Vitória pelo governador Casagrande marcou um momento significativo na evolução da infraestrutura de transporte do Estado, ao mesmo tempo em que enfatizou a necessidade contínua de investir em soluções que promovam a mobilidade sustentável e a preservação do meio ambiente.

Continua após a publicidade

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, ela narra a sua experiência. O governador realizou a travessia da Prainha, em Vila Velha, para a Praça do Papa, em Vitória. Ele embarcou com uma bicicleta, mas como todas as vagas estavam ocupadas, a “magrela” ficou próxima aos demais passageiros. Casagrande disse que foi autorizado a levar a bike naquele local.

Governador Renato Casagrande mostra a bicicleta durante travessia de Vila Velha a Vitória. Foto Reprodução Instagram Renato Casagrande

Cabe lembrar que as lanchas têm lugar específico para transportar bicicletas. Uma delas tem capacidade para 86 pessoas e seis bicicletas e a outra 74 pessoas e quatro bicicletas.

“Uma viagem rápida e segura. Um modal a mais para a população capixaba. Está começando, vamos melhorar e aperfeiçoar ele. O que importa é que ele voltou, como opção de transporte público. Uma nova perspectiva para desfrutar da beleza da baía do Espírito Santo”, disse Renato Casagrande.

O governador ainda falou sobre a integração com o Transcol. “Pode trazer sua bicicleta ou deixar seu carro na Praça do Papa ou na Prainha e fazer a integração da passagem até chegar ao seu trabalho ou destino”, pontua.

Como fazer a integração? 

Para se deslocar utilizando os sistemas Aquaviário e Transcol, o usuário poderá usar o Cartão GV três vezes e realizar até duas integrações. Por exemplo, o passageiro pode embarcar em Itaparica usando o cartão pela primeira vez, até o Terminal Vila Velha, onde pega o ônibus até a Prainha.

Lá, passa pela segunda vez o cartão, fazendo a primeira integração no Aquaviário. Desce na Praça do Papa e pega outra linha até o Centro de Vitória, passando o cartão pela terceira vez e fazendo a segunda integração.

Para cada integração, o usuário tem o prazo 1h30 para realizar a conexão. Após utilizar o cartão três vezes, e fazer duas integrações, o próximo embarque será cobrado (ônibus ou Aquaviário).

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Redação representa o esforço colaborativo de toda a equipe de jornalistas e editores dO Capixaba. Por meio de um trabalho integrado e multidisciplinar, contextualizando as informações e acompanhando as novidades do momento com agilidade e rigor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
23ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
HOJE
22/06 - Seg
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.37 km/h

Média
23ºC
Máxima
27ºC
Mínima
19ºC
AMANHÃ
23/06 - Ter
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.53 km/h

O CDI – Complexo do Desenvolvimento Infantil

Sidnei Vicente

Leia também