...

Vila Velha faz feira de adoção e triagem para castração gratuita neste sábado, 8

O município de Vila Velha irá realizar nova feira de adoção de cães e gatos e triagem para castração gratuita de fêmeas de caninos e felinos.

A ação acontece no bairro Argolas, neste sábado, 8, das 8h às 14h, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Ana Bernardes Rocha. Também haverá vacinação antirrábica.

Nesta fase do Programa Operacional de Controle Animal (POCA), estarão disponíveis 100 vagas prioritárias para inscritos no CadÚnico. Haverá distribuição de senha das 8h30 às 10h00.

A triagem para castração atenderá os bairros que compõem a Região 3: Aribiri; Argolas; Ataíde; Cavalieri; Chácara do Conde; Dom João Batista; Garoto; Ilha da Conceição; Ilha das Flores; Paul; Pedra dos Búzios; Primeiro de Maio; Sagrada Família; Santa Rita; Vila Batista; Vila Garrido e Zumbi dos Palmares.

O secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo, disse que a castração dos animais é de grande importância para a cidade: “O POCA nos possibilita ter um maior controle populacional e redução dos índices de abandono de cães pelas ruas, além de prevenirmos a mortalidade e a proliferação de uma série de doenças”, finalizou.

Quem pode participar?

  • Pessoas físicas classificadas como SOCIEDADE CIVIL NÃO ORGANIZADA, ou seja, munícipes que possuem cães e gatos sob sua tutela e que possuem renda familiar de até três salários mínimos;
  • Pessoas físicas classificadas como PROTETORES DE ANIMAIS INDEPENDENTES, que possuem quantidade superior a três cães e/ou gatos, sem raça definida ou comprovadamente resgatados das vias públicas do município.
  • Pessoas físicas ou jurídicas classificadas como “ABRIGOS DE ANIMAIS” ou “LAR TEMPORÁRIO DE ANIMAIS”, que realizam a atividade de alojamento de cães e gatos resgatados nas vias públicas do município e estão invariavelmente localizados no município de Vila Velha.
  • Pessoas jurídicas classificadas como SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA (ONG’s) que possuem comprovadamente seu abrigo de animais localizado no município de Vila Velha, promovendo diretamente o bem-estar animal no referido município.

Como acessar o CadÚnico?

  • Aplicativo Cadastro Único ou no site Meu CadÚnico (Folha Resumo);
  • No CRAS mais próximo a sua casa (sem agendamento/na recepção).

POCA

O Programa Operacional de Controle Animal (POCA) é regido pela Lei nº 6.385/2020, pelo Decreto nº 477/2021 e já contemplou 1.500 castrações de cães e gatos.

Os animais cadastrados passarão por avaliação médica da aptidão do animal, que será classificado como APTO ou INAPTO à realização da castração, que é um procedimento anestésico/cirúrgico. Os exames pré-operatórios são indispensáveis para estimar a condição de saúde do animal antes do procedimento cirúrgico.

Os animais que estiverem APTOS para castração serão encaminhados, com data e hora agendada, para a cirurgia. O procedimento cirúrgico será realizado pela equipe de médicos veterinários das clínicas veterinárias credenciadas no Programa POCA.

Os animais INAPTOS receberão um receituário contendo o tratamento adequado que deverá ser seguido rigorosamente e, após o período de tratamento, o animal será reavaliado para uma nova tentativa de realização do procedimento de castração.

Leia também:

Bike Vitória: mais 25 novas posições de devolução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g