A cidade de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana no Espírito Santo, foi reconhecida oficialmente como Capital Nacional do Agroturismo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (26).
A Lei 14.636, que confere o título ao município, já havia sido aprovada em junho deste ano pelo Senado e, agora, foi sancionada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O município ganha projeção nacional e pode atrair mais turistas e investimentos, com a concessão do título de Capital Nacional do Agroturismo, o que contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da região.
O reconhecimento também é um estímulo para que Venda Nova continue preservando e promovendo suas tradições, cuidando do meio ambiente e oferecendo serviços de qualidade aos visitantes.
Para o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti (Cidadania), o agroturismo está na essência de Venda Nova. “Esse título oficial é motivo de orgulho, porque representa toda a luta e o empenho do nosso povo tão honesto e trabalhador, dedicado a alavancar o município. Quero aqui parabenizar toda a nossa população vendanovense. O amor por nossa cidade, o trabalho árduo e a dedicação com o nosso município permitiram com que chegássemos a esse patamar de excelência”, afirma.
Agroturismo
O agroturismo, uma vertente do turismo rural que tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil e em todo o mundo.
Ele se caracteriza por proporcionar experiências enriquecedoras, que unem o turismo à agricultura e pecuária, permitindo que os viajantes conheçam de perto a rotina do campo, desfrutem da gastronomia típica da região, participem de atividades agrícolas e apreciem paisagens bucólicas.
Leia também:
A partir desta quinta-feira (27), Santa Teresa sedia Festival de Cinema