...

Serra vai promover blitz educativa para alertar sobre novas regras de circulação de bicicleta elétrica e ciclomotores

Para conscientizar os condutores de bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais sobre a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) referentes à circulação desses veículos, o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), do Departamento de Operações de Trânsito da Serra, vai realizar, nesta quinta-feira (13), blitzes educativas em vários bairros do município.

As blitzes serão de forma itinerante e vão começar no Parque da Cidade e depois vai passar por Manguinhos, Jacaraípe e Parque Residencial Laranjeiras.

“A campanha é uma estratégia mais pontual sobre as novas regras, de maneira totalmente educativa e com a finalidade de explicar a mudança do Código de Trânsito Brasileiro”, afirma a chefe do NET, Rosemary Kehler.

Confira as novas regras:

Ciclomotores
São veículos de duas ou três rodas, elétricos ou à combustão, que atingem velocidade de até 50 km/h. A partir da resolução, agora são classificados como motocicletas, portanto necessitam de registro e emplacamento junto ao Detran. Os condutores necessitam de carteira de habilitação A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), além de ser preciso utilizar equipamentos de segurança como capacete, por exemplo.

Bicicletas elétricas
A nova regra é válida para as bicicletas com motor elétrico de assistência que atingem 32 km/h. Apesar de não precisar registro, emplacamento ou habilitação, é necessário utilizar equipamentos de segurança, como indicador de velocidade, campainha e sinalização.

Patinetes, skates e monociclos motorizados
Esses itens são considerados equipamentos de mobilidade individual autopropelidos – que possuem sistema de propulsão próprio. Assim como as bicicletas elétricas, é necessário utilizar equipamentos de segurança, como indicador de velocidade, campainha e sinalização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g