O que era para fornecer agilidade e rapidez vem causando algumas dores de cabeças em alguns usuários dos ônibus do Sistema Transcol. A tecnologia do QR Code para pagamento da tarifa está atrasando a vida dos passageiros com falhas recorrentes.
A facilidade não foi a saída para a estudantes Joana Lopes, de 23 anos. Ela esqueceu o cartão no estágio e tentou pagar a tarifa pelo QR Code pela primeira vez, mas não conseguiu. “Olha, uso QR Code para pagar praticamente tudo. Fui pegar o ônibus 124 (Estrelinha / Jardim Da Penha), tentei passar umas três vezes e nada da máquina funcionar. Minha internet estava funcionando perfeitamente. Não funcionou e eu fiquei sentada na parte da frente”, conta a jovem.
O sistema de QR Code, implementado em outubro do ano passado, permite a liberação da passagem diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, em que o passageiro gera um código na tela do aparelho para apresentar no validador. Isso facilita quem está sem créditos no CartãoGV ou sem o bilhete único em mãos, ao ser uma alternativa para conseguir embarcar.
Há ainda quem já tentou usar o QR Code várias vezes e ficou frustrado com as falhas. Esse é o caso do publicitário Felipe Santos, de 26 anos, morador de São Pedro, Vitória. Ele usa o ônibus 071 (São Pedro / Maruípe / Centro) para ir treinar futsal próximo ao bairro Maruípe, mas diversas vezes não conseguiu usar a tecnologia.
“Nem sempre gosto de levar bolsa por conta do horário. Minhas coisas que uso para jogar já ficam perto do campo. Por isso prefiro pagar a passagem do ônibus pelo celular, já funcionou, mas para ser sincero, na maioria das vezes, não carrega. Este mês o motorista até tentou me ajudar, mas não conseguiu. Daí, ele me deixou descer pela porta da frente do coletivo”, disse o publicitário.
O que diz a GVBus
Procurada pela reportagem, a GVBus informou que monitora de forma constante o sistema de processamentos de QR Code utilizado no pagamento da tarifa, e que realiza a correção de qualquer problema eventualmente constatado. Em algumas das reclamações já apuradas, constatou-se que o passageiro tentou utilizar o código depois de expirado ou apresentou o QRCode em uma linha diferente daquela cadastrada no aplicativo.
É importante destacar que, quando o cliente gera o QR Code, ele tem até 30 minutos para apresentá-lo no validador do ônibus. Após esse prazo, se não utilizado, o código expira, ficando o saldo disponível para gerar um novo código. Também só é possível utilizar o QR Code na mesma linha cadastrada no app ao gerar o código.
Tendo qualquer dificuldade para utilizar o sistema, a orientação é ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do GVBus (SAC), informando dia e horário aproximado do embarque, o número do ônibus, da linha selecionada e do cartão físico – caso tenha sido utilizado para pagar a passagem após não conseguir usar o QR Code.
O SAC funciona por meio do chat no site do GVBus (www.gvbus.org.br), nos telefones: 0800 028 1810 / 3145.2650 (para ligações feitas de celular) e e-mail: [email protected]. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 7h às 19h.
Veja o passo a passo para pagar a tarifa do Transcol com QR Code:
1 – Baixe o app KIM e preencha seu cadastro;
2 – Na tela do seu cartão, selecione QR Code e depois recarregar;
3 – Selecione o valor desejado e a forma de pagamento;
4 – Após validar o pagamento, acesse gerar QR Code;
5 – Selecione a linha em que o QR Code será usado e pronto;
No ônibus, toque na opção QR Code no validador e aponte o código que está na tela do seu smartphone para a câmera do validador para liberar a passagem.