Os interessados em conquistar a sonhada carteira de habilitação de forma gratuita têm até às 23h59 desta sexta-feira (28) para se inscrever na segunda fase do programa CNH Social. Nesta etapa, serão disponibilizadas 3,5 mil carteiras de habilitação para concorrer em diferentes modalidades.
Os candidatos poderão optar pela primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro). Além disso, aqueles que já possuem habilitação poderão se candidatar para a adição das categorias A ou B, ou ainda a mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
O resultado das inscrições será divulgado no dia 07 de agosto, quando será revelada a lista dos selecionados para o programa. Para os que não forem contemplados nessa primeira chamada, haverá uma segunda oportunidade na lista de suplentes, que será divulgada em 11 de setembro. Essa lista visa preencher as vagas que eventualmente não tenham sido ocupadas por candidatos desclassificados da primeira seleção, por não cumprirem os prazos estabelecidos no processo de habilitação.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela página do programa no site do Detran até às 23h59 do dia 28 de julho de 2023. É importante que os candidatos estejam ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com seus dados atualizados na Base Nacional do Cadastro até 16 de junho de 2023. Ao se inscrever, os candidatos devem fornecer informações pessoais que coincidam com as informações registradas no CadÚnico, além de selecionar a categoria desejada.
Para participar do programa CNH Social, é necessário atender a alguns requisitos, tais como ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente, comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo, não estar impedido judicialmente de possuir a CNH, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Com o objetivo de capacitar os condutores e proporcionar oportunidades de inserção no mercado de trabalho, o programa destina 40% das vagas para a primeira habilitação (categorias A ou B), 20% para adição de categoria A ou B e 40% para a mudança de categoria D ou E.
Os candidatos selecionados devem ficar atentos aos prazos e às publicações relacionadas ao programa CNH Social, pois aqueles que não realizarem a matrícula após a seleção ficarão impedidos de participar de novas seleções por um período de três anos.