...

Cidades capixabas: por que Águia Branca?

Seguindo nossa série vamos desvendar a história por trás do nome da cidade de Águia Branca, localizada na região noroeste do Estado. 

Águia Branca

O território onde hoje é localizado o município de Águia Branca, teve a presença dos seus primeiros desbravadores em 1925. Eles moravam em casas rústicas às margens do Rio São José.

Foi então, em 1928, que o então governador do Estado do Espírito Santo, celebrou um contrato que previa a colonização de poloneses no norte do Estado.

Uma terra que era muito fértil e a riqueza da madeira que continham na região, geraram um desenvolvimento e impulso no município que mais tarde seria colonizada pelos poloneses.

Como a cidade foi de colonização polenesa, seu nome se originou em alusão ao símbolo que a bandeira polonesa apresenta com uma águia em destaque. Daí, a Águia Branca!

Bandeira da Polônia com o brasão da águia

A cidade inicialmente pertenceu ao Município de Colatina, mas foi em 1989 que ela foi elevada à categoria de município conforme a lei n.º 4.070 1988, quando foi desmembrada do município de São Gabriel da Palha.

Bandeira da cidade de Águia Branca

Leia também:

Cidades capixabas: por que Água Doce do Norte?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g