...

Festa de São Pedro de Vitória: conheça essa história de tradição

A tradicional Festa de São Pedro de Vitória ES é um dos eventos mais aguardados e celebrados na cidade. Essa festa, que ocorre anualmente no dia 29 de junho, é uma homenagem ao padroeiro dos pescadores e traz consigo uma série de manifestações culturais e religiosas.

Os pescadores locais têm honrado São Pedro como seu protetor e padroeiro, creditando a ele a proteção nas águas e a abundância de peixes. A festa é uma forma de expressar gratidão e devoção ao santo. Por trás das comemorações, uma tradição de quase um século no Estado: os dias serão marcados por muita festa, e também dedicados à religiosidade.

As celebrações da Festa de São Pedro geralmente começam dias antes do evento principal, com novenas, missas e procissões. A igreja de São Pedro, localizada na Praia do Suá, é o epicentro das atividades religiosas. Durante as missas, os fiéis se reúnem para rezar, cantar e refletir sobre a vida e os ensinamentos de São Pedro.

Quem foi São Pedro?

“São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa.

As principais fontes que relatam a vida de São Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao Novo Testamento, escritos originalmente em grego e em diferentes épocas, pelos discípulos: Mateus, Marcos, Lucas e João. O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.

São Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão). Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai.

Por indicação de João Batista, Pedro foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro, Jesus Cristo o chamou de Kepha (pedra, em aramaico e Petros em grego), para expressar firmeza, pois seria escolhido o líder dos apóstolos. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.” Fonte: www.ebiografia.com

Esse ano, a  Praça do Papa, na Enseada do Suá, será palco da 95ª edição da tradicional Festa de São Pedro, que acontece do dia 30 de junho a 2 de julho.  Entre as atrações, estão confirmados os shows de Raça Negra, na sexta-feira, e Falamansa, no sábado.

No dia 02 de julho é a procissão até o Cais dos Pescadores com a benção dos azóis! Após a benção os pescadores oferecerão marmitas para o almoço, serão duas opções, Bobó de camarão e Moqueca de cação, consulte valores no local.

Uma das tradições mais marcantes é a procissão marítima, na qual dezenas de barcos enfeitados saem ao mar, acompanhados por outras embarcações menores. É uma visão deslumbrante ver o mar repleto de cores, bandeiras e fogos de artifício.

A festa é uma oportunidade para os moradores de Vitória se reunirem, celebrarem sua cultura e fortalecerem os laços comunitários. Ela atrai não apenas os fiéis religiosos, mas também turistas de outras regiões do Brasil, interessados em vivenciar essa tradição única.

Leia também:

Myrna Morelli
Myrna Morelli
Mãe, esposa, artesã e dona de casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g