As expectativas de crescimento para a economia brasileira foram positivas pela terceira semana consecutiva. Segundo o Relatório Focus divulgado pelo Banco Central, a projeção dos analistas é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do país aumente 2,81% ainda neste ano.
O relatório, que apontou projeções tímidas de crescimento no início de 2022, começou a trazer resultados mais otimista a partir do momento que o cenário de incerteza esperado pelos analistas não se confirmava.
A estimativa para o crescimento da economia brasileira em 2023 permaneceu em 0,7%, também pela terceira semana consecutiva, de acordo com o Focus. Para 2024, espera-se alta de 1,7% no PIB.
Inflação
Para a inflação, as projeções de crescimento também continuam e atualmente o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) já apresenta alta de 5,91%. Este foi o quinto aumento consecutivo da estimativa, que há quatro semanas projetava encerrar o ano em 5,61%. Já para 2023 e 2024, as projeções para a inflação oficial são de 5,02% e 3,5%.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo 15), que funciona como uma prévia da inflação para o mês, subiu 0,53% em novembro.
O Focus também aponta que a estimativa do mercado para a taxa básica de juros da economia, a Selic, é de 13,75% para este ano. Assim, os analistas apostam que o Copom (Comitê de Política Monetária), responsável por definir a Selic, não vai alterar a taxa de juros em sua última reunião do ano, que vai ocorrer nos dias 6 e 7 de dezembro.







