O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos principais documentos que os brasileiros possuem. Isso porque o número pode ser registrado em instituições bancárias, para criar contas, entre outros serviços.
Esse número faz parte de um grande banco de dados ligado à Receita Federal. Assim, caso o cidadão precise, é possível solicitar a emissão de uma segunda via do documento.
Emissão do documento
Primeiramente, é preciso destacar que o governo federal lançou um aplicativo, em 2020, para a emissão do CPF Digital (disponível para Android e iOS). Assim, através dele, os brasileiros podem solicitar a emissão de uma segunda via do documento.
Além disso, cabe mencionar que a emissão da segunda via é apenas digital, através do aplicativo. Pode-se, ainda, imprimir o comprovante de inscrição através de um serviço online da Receita Federal.
Apesar disso, se a pessoa tiver algum débito com a Receita Federal devido à falta de declaração de Imposto de Renda nos últimos dois anos, será necessário acessar o site da Receita e solicitar o comprovante.
Caso a declaração tenha sido feita pelo menos uma vez nos últimos dois anos, é possível entrar no portal e-Cac.
Regularização do CPF
Além da regularização através do site da Receita Federal, há, ainda, situações que exigem outras medidas. Entre essas situações de bloqueio, como mencionado, pode-se citar a inadimplência com o Imposto de Renda.
Além disso, caso seja necessário enviar documentos para a Receita Federal, um protocolo de atendimento será gerado. As informações são do R7.







