Promovida tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday deste ano acontece hoje (25). A data é marcada pelas promoções e descontos consideravelmente mais baixos, porém o consumidor deve ficar atento para não ser enganado.
A advogada especialista em direito do consumidor Mariana Scaramussa, fala que é importante que o consumidor estude o valor do produto usado nas lojas nos meses ou semanas anteriores à promoção.
“As pessoas que costumam comprar na Black Friday devem ficar atentas à descontos extremamente elevados, de 70% ou mais no valor original analisando a procedência da promoção e a confiabilidade da loja”, ressalta.
Mariana alerta ainda para que caso o consumidor verifique uma irregularidade acione o Procon imediatamente. “Se o cliente for lesado de alguma forma, ele pode acionar um advogado de sua confiança para que proceda com as medidas cabíveis, inclusive o requerimento de indenizações por dano material e moral”, afirma.
Compras na internet
Na internet, a advogada fala ainda que a atenção deve ser redobrada quanto à procedência da promoção. “O consumidor deve, primeiramente, verificar se a loja realmente existe, pesquisar sua avaliação no “Reclame Aqui” e sempre desconfiar de preços extremamente baixos”, finaliza.
O consumidor Athus Assunção, de 24 anos, compra com frequência na internet e a Black Friday é uma ótima oportunidade para aproveitar as promoções. Ele fala que os riscos de promoções falsas são frequentes, mas pesquisando sempre consegue encontrar ofertas boas e confiáveis.
“Eu sempre acompanho o histórico de preços. Assim, quando recebo notificação de ofertas da Black Friday, consigo ver se realmente teve queda no valor ou se na verdade aquela é uma promoção falsa e o produto está com o mesmo preço de três meses atrás”, revela.







