O governo do Espírito Santo vem realizando obras que prometem melhorar o trânsito na Grande Vitória, especialmente para os motoristas que transitam entre Vitória e Velha pela Terceira Ponte e para quem passa pela Serra, mais precisamente entre os bairros Jardim Carapina e Eurico Salles, com a construção de um viaduto. Além disso, ainda há o aquaviário que terá duas embarcações fazendo o transporte de passageiros entre Vila Velha, Vitória e Cariacica. Porém, a população anda um tanto impaciente com os transtornos gerados pelas obras.
A reportagem do MovNews esteve na região do viaduto de Carapina e no município canela-verde para conversar com os motoristas que passam pelos locais todos os dias. A expectativa da maioria é que as obras possam melhorar o trânsito, mas, por ora, estão trazendo um certo descontentamento.
Na Serra, apesar dos semáforos e a marcação por cones e redes, os condutores reclamam que o cruzamento entre Jardim Carapina e Eurico Salles da sinalização. O metalúrgico Antônio Alves de Souza que passa com frequência pelo local foi um dos condutores críticos à situação.
“Está bem complicado passar por aqui. Tem o sinal, mas são muitos carros e o pessoal não respeita. Tomara que as obras acabem logo e o trânsito melhore”, comentou.
Dor de cabeça na Terceira Ponte
A ponte mais famosa do Estado é outro ponto de constante reclamação de quem tem que passar por ali todos os dias. Especialmente nos horários de pico. Com as obras de ampliação das pistas e construção da ciclovia, havia uma promessa de que tudo ficaria pronto neste mês de junho. No entanto, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) admitiu no início do mês que a entrega passaria para julho.
Enquanto isso, os motoristas seguem testando a paciência no trânsito. Com o fluxo intenso de veículos, ora saindo de Vila Velha com destino a Vitória, ora no sentido contrário, o que os usuários da Terceira Ponte querem é o fim das obras o quanto antes.
O motorista Patrick Augusto disse que, apesar do pedágio, o mesmo não pode servir de subterfúgio para o trânsito lento. “O pedágio nem pode servir de desculpa, até porque para chegar em Vila Velha entre às 17 horas e às 19 horas é muito difícil e nem tem pedágio para esse lado”, destacou.
Aquaviário
Outra obra que promete melhorar o transporte urbano é o aquaviário da Região Metropolitana. O início da operação chegou a ser previsto para março deste ano, mas três meses depois ainda faltam detalhes. Testes com embarcações já foram realizados, mas ainda não tem uma data específica para que as operações comecem.
O que diz a Semobi
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) afirmou, por nota, que está na fase final das obras do Complexo Viário de Carapina. De acordo com a pasta, os trabalhos seguem com a pavimentação do viaduto, sua calçada e ciclovia, bem como a instalação da iluminação. A Semobi ressaltou também que estão em andamento as obras dos demais equipamentos que serão entregues junto ao viaduto, como praças, calçadas, pista de skate e ciclovia, com previsão de entrega para julho, mas sem uma data prevista.
Em relação às obras de ampliação da Terceira Ponte, a secretaria declarou que também estão em etapa final e disse que a criação de duas novas faixas, uma por sentido, fará com que a capacidade do trânsito seja aumentada em torno de 40%. A Semobi ainda destacou a ciclovia de cerca de 7 km e que também irá funcionar como uma barreira para evitar que as pessoas tirem suas vidas na ponte.
Segundo a pasta, a previsão é entregar a ampliação da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida, como foi denominada, em julho, também sem uma data prevista.
Sobre as reclamações de demora das obras, a Secretaria afirmou que as mesmas não sofreram paralisação e estão dentro do prazo contratual.
Já sobre o aquaviário, a Semobi disse que está fazendo uma avaliação do cronograma de operação, dando continuidade aos testes dos barcos e flutuantes e também incluindo a realização de eventos testes com a validação da tecnologia, bilhetagem e sistema de videomonitoramento.
A secretaria alega que o aquaviário iniciará suas atividades com duas embarcações modernas e seguras, que percorrerão o trajeto entre três estações estrategicamente localizadas, com pontos de embarque e desembarque na Prainha, em Vila Velha; na Praça do Papa, em Vitória; e no Porto de Santana, em Cariacica.
A Semobi destacou que “questões operacionais estão sendo ajustadas antes do início das operações para garantir a oferta de um serviço seguro e de qualidade aos usuários e o cronograma está sendo avaliado enquanto aguarda a chegada do segundo barco”.
Confira no vídeo a reportagem de Igor Nascimento sobre o transtorno diário de quem precisa acessar a Terceira Ponte.
https://www.youtube.com/watch?v=nCK9FKY-vL0&t=1170s
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Quando ficam prontas? Obras do governo do Estado prometem melhorias, mas, por ora, trazem dor de cabeça aos capixabas