As aulas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nos campi de Goiabeiras e de Maruípe desta quarta-feira (31) estão suspensas. A administração Central disse que a decisão veio “por não ter sido possível viabilizar o funcionamento do Restaurante Universitário, uma vez que o bloqueio dos acessos ao campus de Goiabeiras permaneceu durante todo o dia de terça-feira”.
A Ufes alega que, dessa forma, não houve condições para realizar os preparativos das refeições que começam sempre no dia anterior. No entanto, as atividades administrativas estão mantidas e se iniciam a partir das 13 horas, exceto no prédio da Reitoria.
No comunicado, a Administração Central da universidade disse que designou uma comissão para continuar o diálogo iniciado na última segunda-feira (29) com representantes estudantis que realizam manifestações. O intuito seria construir soluções para a retomada das atividades.
“A comissão se reuniu com os representantes dos estudantes na noite de terça-feira (30), entre 19h30 e 23h30. Foram definidos diversos encaminhamentos, entre os quais o compromisso dos estudantes de liberação das vias de acesso aos campi de Goiabeiras e Maruípe. A reabertura possibilitará o funcionamento do Restaurante Universitário a partir de quinta-feira (1) quando também serão retomadas as atividades acadêmicas”.
De acordo com o comunicado, o diálogo da Reitoria com os estudantes continuará nesta quarta-feira (31), a fim de construir soluções conjuntas para a pauta apresentada pelos estudantes.
Dentre essas soluções, a Reitoria disse que já se comprometeu a estudar o aumento da faixa de isenção para ingresso gratuito no RU e a promover a composição de uma comissão para debater as diversas ações possíveis que revertam em melhorias para os restaurantes universitários.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.