Enfermeiros vão promover uma paralisação na tarde desta segunda-feira (5), em Vitória, para protestar contra a suspensão do piso nacional da enfermagem. A manifestação está marcada para as 15h, quando os profissionais se encontrarão na Praça do Papa para dar início a uma caminhada até a Terceira Ponte.
A informação é do Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo (Sindienfermeiros). Em vídeo divulgado na noite deste domingo (4), a presidente da entidade, Valeska Fernandes Morais de Souza, afirma que o ato é nacional.
“Para o dia de amanhã [segunda-feira], existe uma mobilização da enfermagem a nível de Brasil e aqui no nosso Estado também vai ocorrer na Praça do Papa, com ida à Terceira Ponte. Não é mérito nosso, porque nós, enquanto entidade, precisamos de um tempo legal para informar às autoridades e não tivemos esse tempo”, disse Valeska.
A presidente disse ainda que, em breve, o sindicato da categoria no Estado também irá promover a sua própria mobilização. “Embora não esteja sendo organizada por nós, é uma manifestação legítima. A Constituição Federal é clara: todo cidadão tem direito de se manifestar sem violência, respeitando o espaço do outro”.
Também está prevista para ocorrer nesta segunda uma grande reunião com todos os sindicatos nacionais dos enfermeiros, com participação da entidade capixaba, “para traçar as nossas próximas decisões em relação a essa medida do Barroso. Seja paralização, mobilização, seja ida a Brasília. Em breve teremos mais notícias”, encerrou Valeska.
Suspensão do piso
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu neste a lei que criou o piso salarial da enfermagem. A decisão data deste domingo (4) e atende a uma ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), da qual o ministro é o relator na Corte.
https://movnews.com.br/cotidiano/2022/09/ministro-do-stf-suspende-piso-salarial-da-enfermagem/