8 de julho de 2025
terça-feira, 8 de julho de 2025

Às vésperas do Enem, estudantes ainda comentam tema da redação do 1º dia do Exame

Às véspera do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) muito ainda tem se falado sobre o primeiro dia de Exame, que aconteceu no último dia (05). Isso porque, o tema da redação ainda continua repercutindo, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Continua após a publicidade

A complexidade do assunto gerou debate e reflexão, mas o que pensam as estudantes que precisaram discorrer sobre o tema? A reportagem do portal O Capixaba conversou com algumas delas.

Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Fernanda dos Santos Balarini de 15 anos, que fez a prova do Enem para treinar,

Continua após a publicidade

“O tema da redação desse ano fala sobre a invisibilidade dos trabalhos de cuidados realizados pela mulher no Brasil. Esse trabalho seria o trabalho doméstico, que em sua grande maioria é realizado pelas mulheres. Além dele não ser remunerado, pode meio que atrasar a vida profissional das mulheres, por elas terem que gastar esse tempo, terem, de acordo com a sociedade que gastar esse tempo cuidando da casa, enquanto os homens têm a vida livre para conseguir alcançar mais na sua carreira profissional”, destaca Fernanda.

Já para a estudante Ana Clara, de 16 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, falta reconhecimento por parte da sociedade: “Há uma grande diferença entre as realidades cotidianas de homens e mulheres, enquanto o trabalho de cuidado é visto como uma obrigação da mulher, para o homem nem se passa tal realidade. Assim, um papel tão importante é desvalorizado por não ser reconhecido.”

A estudante do 1º ano, Ana Morelli Nunes de 15 anos, mesmo não tendo feito o Exame este ano, comentou sobre a temática:

“As mulheres têm muito mais pressão sobre elas do que os homens. Os homens têm muito mais facilidade em conseguir cargos maiores em empresas, por exemplo, do que as mulheres que têm a pressão de cuidar da casa, cuidar dos filhos, e acabam conseguindo conciliar essas duas vidas. Comandar uma empresa, por exemplo e cuidar da casa. E aí ela acaba ficando só com a casa, ou só com a empresa, e as pessoas julgam ela. E é muito mais fácil para os homens conseguir as coisas do que para as mulheres, que têm toda essa pressão da sociedade”, destaca.

O segundo dia de Enem acontece neste domingo (12). Os candidatos precisam responder 45 questões de ciências da natureza e outras 45 de matemática. A aplicação da prova vai durar cinco horas, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas, com final previsto para às 18h30.

Leia também:

Professores recomendam revisão e descanso na reta final para o Enem

Continua após a publicidade
Stefhani Paiva
Stefhani Paiva
Stefhani Paiva é comunicóloga, jornalista e atua como assessora de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:17 am
Anoitecer
05:14 pm
20ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.57 km/h
09/07
Qua
Mínima
18ºC
Máxima
23ºC
10/07
Qui
Mínima
18ºC
Máxima
22ºC
11/07
Sex
Mínima
18ºC
Máxima
23ºC
12/07
Sáb
Mínima
19ºC
Máxima
23ºC
Colunistas
Leticia Aguiar

A Bela não quer saber da Fera

Leia também