Deputados estaduais tomam posse em plenário lotado e com Meneguelli em cadeira de rodas

A Assembleia Legislativa estava lotada na manhã desta quarta-feira (1) para acompanhar a sessão de posse dos deputados eleitos em 2022. Além dos parlamentares e convidados, a cerimônia foi aberta ao público, que acompanhou tudo das galerias. Autoridades, como o governador Renato Casagrande (PSB), participaram da reunião conduzida pelo deputado Theodorico Ferraço (PP), o deputado estadual mais velho, com 85 anos.

Continua após a publicidade

O ex-prefeito de Colatina e deputado estadual eleito Sérgio Meneguelli (Republicanos) surgiu em cadeira de rodas para tomar posse. Meneguelli, a princípio, não estaria presente, pois se recupera de uma cirurgia. Ele teve alta hospitalar no último dia 25 de janeiro. 

Coube a Theodorico Ferraço nomear o 1º e 2º secretários para ajudá-lo na solenidade. Lucas Polese (PL) e Hudson Leal (Republicanos) foram os indicados respectivamente. Os cargos da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 serão preenchidos na sessão preparatória para eleger o novo presidente da Casa, às 15 horas.

Continua após a publicidade

Os parlamentares foram sendo chamados um a um para fazer o juramento de posse.  Depois de declarar os deputados empossados, Ferraço, ladeado pelo 1º e 2º secretários, iniciou a entrega do termo de posse. Além desse documento, os novos parlamentares receberam a Comenda Domingos Martins no grau Grã-Cruz.

Meneguelli chega de cadeira de rodas e toma posse na Assembleia Legislativa. Foto Eduardo Alencar

Governador

Em breve discurso, o governador, Renato Casagrande (PSB), enalteceu a democracia e as instituições públicas. Ele relembrou sua posse como deputado estadual, em 1990, e destacou que “a posse no Poder Legislativo é a manifestação mais sublime do respeito à democracia”. 

“É essa unidade de Poder Executivo, Judiciário e Legislativo, das instituições que estão presentes aqui como Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria. É essa harmonia e essa independência que não vão deixar a democracia fragilizar, enfraquecer, quebrar”, disse Casagrande. 

Convidados 

Participaram do evento, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça, Fabio Clem; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a chefe do Ministério Público Estadual, Luciana Andrade; o presidente do Tribunal de Contas, Rodrigo Chamoun; o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; o capitão de Mar e Guerra, Alexsander Moreira dos Anjos; e a presidente da Findes, Cris Samorini.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
21ºC
Máxima
27ºC
Mínima
19ºC
HOJE
23/06 - Ter
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.69 km/h

Média
23ºC
Máxima
27ºC
Mínima
19ºC
AMANHÃ
24/06 - Qua
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
8.25 km/h

A chama mulher

Caroline Pignaton

Leia também