Os mais variados shows e espetáculos, acompanhados de oficinas e palestras, serão oferecidos gratuitamente em 24 municípios capixabas, abrangendo as 10 microrregiões do estado. Esse é o Cultura em Toda Parte 2024, que inicia sua primeira etapa com um evento especial de lançamento do chamamento público para selecionar apresentações artísticas. O lançamento será no próximo domingo (14), no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, Vila Velha.
A programação do evento inclui a Contação de História com “O Sumiço do Galo Vermelho” da professora Ione Duarte, o Espetáculo de Dança “Búredì” do projeto EluzArte, e o show “Ah Lekah Txori” da cantora Eloá Puri. Serão disponibilizados 2.500 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (09), limitados a duas unidades por CPF.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, a programação do Cultura em Toda Parte 2024 foi pensada para ser diversa e inclusiva, destacando a diversidade cultural capixaba. “Na última edição realizada em 2022, o Cultura em Toda Parte deixou um legado duradouro. Ele fortaleceu a produção artística e cultural, gerou renda para profissionais do setor e, acima de tudo, trouxe um sopro de esperança e renovação para nossas comunidades durante a recuperação do setor artístico na época da pandemia da Covid-19. Estamos certos de que o Cultura em Toda Parte 2024 continuará a inspirar e transformar essa multiplicidade, fazendo da cultura um elemento vital para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo”, destaca Fabricio Noronha.
Chamamento público
As inscrições do chamamento público para apresentações artísticas começam nesta quarta-feira (10) e terminam no próximo dia 31, por meio da plataforma do Mapa Cultural. Serão selecionadas 144 propostas de atividades que envolvam oficinas, palestras, shows e espetáculos nas mais diversas linguagens artísticas, com a obrigatoriedade de terem finalidade cultural e serem realizados de forma gratuita. A chamada pública é aberta para artistas e grupos culturais capixabas, com cachês de até R$ 6 mil. O resultado do chamamento está previsto para ser divulgado no dia 15 de agosto de 2024.
Idealizado pela Secretaria da Cultura (Secult), o Cultura em Toda Parte 2024 é gerido pelas organizações da sociedade civil IBCA e Raízes, selecionadas por meio da Lei Paulo Gustavo. Essas instituições vão selecionar os artistas para as apresentações culturais e oficineiros para ministrarem oficinas e palestras sobre temas relevantes da cultura, de agosto a dezembro. O valor total do apoio do edital é de R$ 2,1 milhões.
Atrações do parque aberto
Contação de História: “O Sumiço do Galo Vermelho” – Ione Duarte Segundo a escritora Ione Duarte, “O Sumiço do Galo Vermelho” é uma aventura da personagem Vivi, relatando as vivências de uma menina e a possibilidade de interação com uma animada história. A atividade é direcionada ao processo de formação de como as crianças internalizam o mundo, visando um ambiente educacional saudável que valorize suas particularidades.
Espetáculo de Dança: “Búredì” – Projeto EluzArtes Inspirado no trabalho das paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, o espetáculo “Búredì” foca na diversidade das bailarinas intérpretes do Projeto EluzArtes, criando uma atmosfera ritualística. A companhia de dança, criada em 2009, é referência por explorar a maturidade das integrantes, com diversas linguagens.
Show: “Ah Lekah Txori” – Eloá Puri O show faz parte da circulação da cantora e compositora indígena capixaba Eloá Puri, incluindo uma roda de conversa sobre a composição indígena contemporânea como instrumento de memória. O espetáculo é uma difusão da música da artista, marcada pela musicalidade indígena e pela representação da paisagem sonora da natureza.
Esculturas Além das atrações do Festival Parque Aberto, o público poderá conhecer as 15 novas obras artísticas recém-lançadas no local, resultantes de um edital de 2023. As produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para as artes visuais, o meio ambiente e a tecnologia.
Parque Cultural Casa do Governador Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022 como um espaço destinado à produção cultural local. Com uma área de 93 mil metros quadrados, é a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, reunindo 26 obras de arte permanentes e temporárias.
Dica Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento.
Regras do parque
- Não há estacionamento no parque. Estacionamento gratuito no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes).
- Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.
- Entrada permitida até as 12 horas e permanência até as 13 horas.
- Food trucks com comidas e bebidas à venda.
- Proibido retirar plantas, fumar, entrar com bebidas alcoólicas e usar área da praia.
- Permitido entrar com cães na coleira e bicicletas, mas sem pedalar dentro do parque.
- Não permitido entrar de biquíni e sunga de praia.
Serviço:
PARQUE ABERTO – Lançamento do Cultura em Toda Parte 2024
- Data: 14/07 (domingo)
- Horário: 09h às 13h
- Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha
- Entrada gratuita: Ingressos na plataforma Sympla a partir desta terça-feira (09).
Programação:
- 09h30 – Contação de História: “O Sumiço do Galo Vermelho”
- 10h – Espetáculo de Dança: “Búredì”
- 11h – Lançamento oficial do projeto Cultura em Toda Parte
- 11h20 – Show: “Ah Lekah Txori” – Eloá Puri