O KaBuM! está desenvolvendo um assistente virtual que vai ajudar clientes a escolherem as melhores configurações para montar um PC gamer. Ainda sem data para ser lançado, a novidade deverá ser uma feature do “Monte Seu PC”.
O Monte Seu PC é um serviço da loja virtual que oferece ao cliente uma série de etapas para construir o PC gamer dos sonhos. Através do site, que está integrado ao e-commerce, a pessoa escolhe o processador, placa-mãe, memória, GPU, armazenamento (HD ou SSD), cooler, fonte, gabinete, monitor e mais.
De acordo com Bruno Chamas, diretor de marketing do KaBuM!, a ferramenta vai funcionar como um especialista e dar dicas para que o gamer saiba qual a peça adequada para o computador.
“Hoje o Monte Seu PC já oferece equipamentos compatíveis, mas a ideia é tornar a experiência ainda melhor. Esse sistema vai utilizar Inteligência Artificial (IA), inclusive, para ir aprendendo sobre as melhores configurações e como elas funcionam quando estão conectadas”, explicou Chamas.
Além do assistente virtual, o Monte Seu deverá receber também novas opções de uso que incluem a possibilidade de escolher a montagem de uma máquina de acordo com determinado game.
Ou seja, o usuário poderá indicar qual jogo pretende jogar e receberá a indicação de um PC montado com configurações que conseguem rodar o título.
Monte seu PC
Lançado em novembro do ano passado, o Monte Seu PC do KaBuM! já entregou mais de 10,7 mil máquinas. Disponibilizado “sem muito alarde”, como confessam os próprios executivos da loja online, o serviço serve para quem não tem tanto conhecimento em hardware.
“O local foi escolhido por conta de incentivos fiscais, já que instalar em regiões como São Paulo ficaria muito mais caro”, explica Fabiano Ferreira, diretor de logística da empresa.
A montagem dos PCs encomendados pelos clientes é feita por uma companhia terceirizada chamada Customiza. No local, além da instalação dos componentes, a máquina é estressada para ver se tudo está funcionando bem.
“Depois que o computador é testado e tudo está funcionando, ele recebe uma certificação com as assinaturas dos técnicos que realizaram a montagem. O PC é embalado com uma proteção de papelão e vai em uma caixa especial para o cliente”, pontua Ferreira.
Sem revelar o ticket médio dos computadores, o executivo só diz que o valor é “bem mais alto” do que os US$ 100 (aproximadamente R$ 520 mil na cotação atual) do ticket médio do KaBuM!. Outro aspecto é que atualmente a montagem dos computadores é gratuita, mas que não há garantia de que seja assim para sempre.
“Não pensamos nisso ainda [cobrar pelo serviço]. É uma questão que não está no nosso radar por enquanto”, finaliza Bruno Chamas.
*Com informações do Portal Tecmundo