No próximo dia 25, o Parque da Fonte Grande estará aberto para mais uma edição do Projeto Lua Cheia, que tem atraído centenas de moradores e turistas. O evento proporcionará a contemplação do astro, como acontece mensalmente, das 17h às 20h30. Em caso de tempo muito nublado ou chuva, o encontro poderá ser cancelado.
A observação da lua cheia será realizada do Mirante da Cidade, um ponto estratégico do parque que oferece uma vista privilegiada da capital iluminada à noite pelo satélite natural da Terra. A participação no evento é gratuita e não requer agendamento prévio.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, destacou a crescente adesão ao evento a cada nova lua cheia, com mais pessoas subindo ao Parque da Fonte Grande para apreciar a beleza da capital. Ele ressaltou que a visualização dessa fase da lua proporciona uma visão dos marcos visuais mais bonitos da cidade, como a Pedra dos Olhos e a Baía de Vitória.
Para chegar ao parque, os visitantes podem utilizar a entrada pela Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória. A subida pode ser feita de carro, moto, bicicleta ou a pé, pela via interna do parque conhecida como estrada Tião Sá, até o estacionamento próximo ao Centro de Educação Ambiental (CEA), onde também está localizado o Mirante da Cidade.
Além da vigilância motorizada do parque, o evento contará com o apoio da Guarda Civil Municipal de Vitória, que estará presente para auxiliar os visitantes na descida da estrada Tião Sá.
A lua cheia é caracterizada pela sua iluminação completa, pois a parte iluminada pela luz solar está voltada para a Terra. Durante essa fase, a lua nasce aproximadamente ao pôr do sol, por volta das 18 horas, e se põe por volta das 6 horas.