O Google e o WhatsApp anunciaram nesta semana que as conversas de chats e os backups de mídias no aplicativo de aparelhos Android vão a contar no limite de armazenamento em nuvem da conta do Google Drive.
A mudança começa a valer no próximo mês para os usuários Beta, enquanto os demais começarão a perceber de maneira gradual a atualização ainda no primeiro semestre de 2024. A possibilidade de fazer o backup do WhatsApp no Google Drive foi anunciada em 2018, mas sem que a ação contasse para a cota de armazenamento.
O limite atual de armazenamento da conta do Google Drive é de 15 GB, espaço gratuito que é compartilhado entre o Gmail, Drive e Fotos. Com a mudança é importante observar o limite disponível para uso, pois ao alcançar os 15 GB, será preciso liberar espaço da conta.
Ao atingir o limite uma opção é pagar por mais espaço no Google One, que custa a partir de R$ 6,99 por mês para 100 GB.
Porém, caso o usuário não deseje fazer o backup das conversas na conta do Google, ele poderá transferir o histórico das mensagens entre aparelhos Android com o recurso de transferência do WhatsApp Chat Transfer.
A mudança será compartilhada pelo WhatsApp pelo menos 30 dias antes da implementação em um banner localizado no campo de configurações.
Essas mudanças se aplicam apenas para contas pessoais do Google, as contas de trabalho não serão afetadas por enquanto. O WhastApp defende que os 15 GB ofertados de maneira gratuita para aparelhos Android ainda são maiores do que os 5 GB oferecidos para dispositivos iPhone (iOS), que não têm armazenamento ilimitado.
Leia também:
Veja o calendário de atualizações para o Android 14 dos celulares Samsung