NFC “Near Field Communication” (Comunicação de Campo Próximo, no bom português) é uma tecnologia já disponível em diversos dispositivos e que recentemente vem ganhando força também nos smartphones mais modernos. A comunicação difere do Wi-Fi e Bluetooth e requer aproximação dos dispositivos.
Existe uma especificação oficial de 10 cm em relação à distância dos dispositivos, mas dependendo do equipamento, a distância pode ser menor. Eles trocam informações quando são compatíveis e ficam muito próximos.
No celular, a funcionalidade é proporcionada por um componente responsável por emitir e receber dados. Contam com chip NFC o iPhone 6 ou modelo mais recente, assim como vários celulares Android. O caso mais comum é o uso de cartões de débito e crédito que utilizam a aproximação do celular com dispositivos de cobrança.
O recurso pode ser encontrado também em máquinas de cartão, caixas eletrônicos e terminais de transporte público, entre outros aparelhos.
NFC para pagamentos
Apenas os aparelhos de smartphones mais modernos possuem esta tecnologia. A principal utilidade do NFC no celular é liberar meios de pagamento digitais, como Apple Pay, para iPhone (iOS), e Samsung Pay e Android Pay, para smartphones Android. Telefones que vêm com chip NFC podem substituir o cartão de crédito ou débito ao fazer compras em estabelecimentos que contam com máquina compatível.
Outras aplicações do NFC
O NFC pode servir de ponte para dois celulares trocarem contatos, links, senhas de Wi-Fi e mensagens curtas. A conexão também pode ser utilizada em combinação com o Bluetooth para executar pareamento automático e iniciar a transferência de arquivos maiores, como fotos e vídeos, por meio da aproximação de dois telefones.
Com informações: Fórum NFC
Leia também:
Meta deve lançar Instagram pago e sem anúncios; valores não foram divulgados