O Twitter tornou público o código de seu algoritmo que define como o conteúdo na plataforma é priorizado ou disseminado. Essa transparência é importante porque nossas vidas são cada vez mais governadas por algoritmos.
No entanto, a maioria dos algoritmos é mantida em segredo e não são públicos nem auditáveis, o que pode ter um impacto profundo na vida das pessoas.
O algoritmo do Twitter revela algumas regras interessantes, como o fato de que incluir muitas hashtags em um tuíte pode diminuir seu alcance, enquanto incluir uma foto ou vídeo pode multiplicar seu alcance por dois.
Contas verificadas têm alcance maior, e itens que aumentam o alcance incluem postar notícias e tópicos em ascensão nos “trending topics”.
Receber “likes” amplia o alcance 30 vezes mais do que respostas a um tuíte. No entanto, o Twitter mantém uma lista de tópicos proibidos na plataforma, e se mencionados, a conta perde reputação e alcance.
A interação com contas de baixa reputação também pode afetar a reputação de sua conta.
Brincadeiras a parte, em resumo, a melhor dica para viralizar no Twitter é ser o dono da plataforma.