Se você chegou até aqui acreditando que Bill Gates começou a flertar com cartomancia ou previsões espirituais, este texto vai te desapontar. As previsões de Gates sobre a inteligência artificial (IA) de que estamos falando são as projeções e expectativas do fundador da Microsoft sobre os rumos e desdobramentos que podem acontecer.
O principal foco da previsão de Gates trata da forma como a IA vai interagir com os seres humanos nos próximos anos. Casos como o ChatGPT, chabot da OpenAI, têm gerado questionamentos e reflexões em todo o globo pela sua capacidade de responder a perguntas como se estivéssemos interagindo com outra pessoa.
O que disse Bill Gates sobre a IA?
Depois de algumas interações com o ChatGPT da OpenAI, isso em 2016, Bill Gates previu que essa ferramenta representava um avanço tecnológico que mudaria a sociedade.
Ele antecipou que a IA tem potencial para mudar a forma como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, recebem cuidados médicos e se comunicam entre si. Ele chegou a essa conclusão sobre a inteligência artificial depois que o chatbot fez a ele a seguinte pergunta: “o que você diria a um pai com um filho doente?”.
Na ocasião, Gates havia pedido ao time um grande desafio para testar o ChatGPT. Então, o chabot foi submetido a teste de Colocação Avançada, uma situação para qual a ferramenta nunca havia sido treinada.
Essa interação demandou do fundador da Microsoft uma resposta reflexiva, que o levou a considerar as previsões que comentamos anteriormente.
IA e o mercado de trabalho
Uma questão que sempre surge quando falamos sobre inteligência artificial é como ela vai impactar o mercado de trabalho. Seria a IA um perigo ou uma ajuda?
Sobre essa questão, Gates assegurou que a IA não vem para remover pessoas dos seus postos de trabalho. Pelo contrário, ele afirma que, nos próximos anos, o mercado vai sofrer transformações nas suas formas de produção e organização devido à inserção dessa tecnologia em todas as suas instâncias.
Ainda assim, o papel dessa tecnologia será semelhante ao de um assistente pessoal capaz de verificar e-mails, apagar e-mails indesejados e participar de reuniões, por exemplo. Ou, ainda, em outras aplicações, como a NVIDIA, que está usando ferramentas de IA para fazer diagnóstico precoce de câncer.
Mas e você, leitor(a), o que pensa sobre os impactos da IA em nossa sociedade? Conte sua opinião pra gente nos comentários!