Medicamento para tratar Covid-19 será disponibilizado nas Upas e PAs da Grande Vitória

O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, declarou que aprovou a disponibilidade do medicamento Baricitinibe para o tratamento da Covid-19 em adultos. O remédio é usado em adultos hospitalizados que necessitam de suporte de oxigênio. Todos os hospitais que atendem pacientes com Covid-19 na Grande Vitória já possuem o medicamento em condições de uso.

Continua após a publicidade

Segundo o secretário, a utilização do remédio faz parte de um projeto piloto do Ministério da Saúde. “Vamos dar um passo essa semana. Aprovei a portaria que disciplina o protocolo de disponibilização do medicamento para a rede pré-hospitalar. As UPAS e PAS viverão um projeto-piloto agora nas próximas semanas de disponibilidade do Baricitinibe para uso dos pacientes que tenham indicação da internação hospitalar e reúnam os critérios de prescrição”, afirmou.

Outro medicamento que também será utilizado no Estado é o paxlovid. A expectativa, de acordo com o secretário Nésio Fernandes, é que pacientes mais vulneráveis como idosos e pessoas com imunossupressão possam utilizar o remédio a partir da compra pelo Ministério da Saúde.

Continua após a publicidade

“Expectativa é que o Ministério da Saúde finalize a aquisição do paxolovid, que é um medicamento para a população mais vulnerável e que idosos e pessoas imunocomprometidas possam utilizá-lo em tratamento domiciliar e para casos leves”, disse.

Outros pontos da coletiva

Durante a coletiva, o secretário também afirmou que a vacina é de extrema importância no combate à doença. “A grande maioria da população que veio a óbito e sofreram internações, foram pessoas que tomaram a sua última dose de vacina no ano passado. Temos um potencial menor de termos uma quantidade menor de infecções e óbitos se a população se vacinar”, afirmou.

Foi observado que entre os meses de abril e maio foi registrada uma redução na procura de vacinas. “Tivemos em torno de 535 doses aplicadas. Já em junho e julho, mais de 600 mil foram aplicadas, essa nova geração tecnológica de vacinas são capazes de reduzir o número de casos e óbitos associada a um tratamento com medicamentos, podemos ter uma redução muito menor de óbitos”, finalizou.

Além disso, explicou que o Estado entrou na fase de recuperação após o pico da 5ª onda da doença. A expansão máxima da doença ocorreu entra a segunda quinzena de junho e a primeira do mês de julho.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
21ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
HOJE
26/06 - Sex
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.05 km/h

Média
22ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
AMANHÃ
27/06 - Sáb
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:11 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.21 km/h

Quem canta seus males espanta!!!

Gina Soares

Leia também