sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Guerra eleitoral: acusações e cobranças seguem esquentando o clima em Afonso Cláudio

O clima de guerra eleitoral segue fervendo no município de Afonso Cláudio, Região Serrana do Espírito Santo. Faltando pouco mais de uma ano e três meses para as eleições municipais de 2024, o prefeito, Luciano Pimenta (PP), conta com o apoio da maioria dos vereadores da cidade. Porém, no coro dos descontentes, parlamentares locais, possíveis candidatos a prefeito no ano que vem e até deputado federal, contestam a gestão de Luciano. O prefeito, por sua vez, tem rebatido as críticas nas redes sociais, mas não ter conversado com a imprensa.

Continua após a publicidade

Durante a sessão ordinária de ontem (12), os vereadores de oposição, Hernandez Vitorasse (União) e Adeilde Davel (Podemos), fizeram duras críticas à gestão de Luciano Pimenta. As reclamações ecoaram pela cidade, tanto que o vídeo da sessão foi retirado do ar no site da Câmara Municipal e na página do Legislativo no YouTube. A reportagem entrou em contato com a Câmara, que alegou que o vídeo deve estar disponível no portal até esta quarta-feira (14). Entretanto, não explicou o porquê das imagens terem sido retiradas.

Já pelas redes sociais, Gilson Daniel (Podemos), deputado federal, publicou um vídeo nesta semana onde afirma que a prefeitura de Afonso Cláudio não construiu uma nova creche na localidade de Fazenda Guandu, da qual a verba teria sido repassada pelo Executivo do Estado em dezembro de 2021, período em que ele estava como secretário de Governo da gestão do governador, Renato Casagrande (PSB). 

Continua após a publicidade

Segundo o parlamentar, o local onde fica a atual creche “CMEI Fazenda Guandu” é perigoso, pois está à beira da estrada. “A população daqui (Fazenda Guandu) pediu que a gente construísse uma creche porque essa aqui está em uma área de risco. Já teve acidentes aqui que colocaram as crianças em risco”, declarou Gilson Daniel, que encerrou o vídeo cobrando da prefeitura a construção da creche. Veja o vídeo.

Vale ressaltar que o deputado federal é o presidente estadual do Podemos, partido do qual faz parte Márcio Rosa Santos, o Márcio do CDA, que concorreu ao cargo de prefeito de Afonso Cláudio nas eleições de 2020 e já declarou, em entrevista ao MovNews,  que pretende ser candidato novamente em 2024. 

No vídeo, Gilson Daniel cita, além de Márcio, Hernandez Vitorasse – que também já declarou que pretende ser candidato a prefeito –  e Adeilde Davel. 

Márcio do CDA disse que o prefeito não se cercou de pessoas técnicas em sua equipe, o que, segundo ele, teria dificultado o andamento de obras pelo município. 

“A obra dessa creche já deveria estar em andamento. A falta de pessoas técnicas na gestão do prefeito inviabilizam as obras em Afonso Cláudio. Tanto é que poucas obras foram realizadas em sua gestão e as realizadas foram mal feitas. Dou exemplo da ponte do Bairro da Grama. É uma ponte pequena que levou um ano para ficar pronta. Então, vejo que faltam pessoas capacitadas na equipe do Luciano”, concluiu Márcio do CDA. 

Márcio do CDA (Podemos) – Foto: Reprodução

Sessão acalorada

Segundo o vereador Hernandez Vitorasse, houve muita contestação de sua parte durante a sessão dessa segunda-feira sobre os gastos com pessoal realizados pela prefeitura. Ele alega que apresentou documentos que provam que os gastos seriam excessivos. “Falei verdades que incomodaram. Acredito que foi por isso que tiraram o vídeo da sessão do ar”, declarou, referindo-se à retirada da gravação da sessão ordinária do portal da Câmara.

A reportagem entrou em contato com os vereadores Marcelo Costa (PSB), presidente da Câmara de Afonso Cláudio, e Adeilde Davel, mas as ligações não foram atendidas. Caso ambos se pronunciem, a matéria será atualizada.

O que diz a prefeitura

No documento do Comitê de Acompanhamento e Avaliação, responsável pela liberação do processo de licitação da obra, consta o valor repassado de R$ 2.661.420,00 (dois milhões, seiscentos e sessenta e um mil e quatrocentos e vinte reais) para a construção da creche. O mesmo documento aponta que a liberação do processo licitatório saiu no dia 11 de abril de 2023. 

De acordo com nota da prefeitura de Afonso Cláudio, o processo se encontra em fase de elaboração de edital para definir a empresa que será responsável pela obra. Não foi mencionado um prazo para que o edital fique pronto e quando as obras devem ter início. 

Luciano Pimenta, prefeito de Afonso Cláudio – Foto: Reprodução/Facebook

A reportagem do MovNews entrou em contato com o prefeito Luciano Pimenta desde o dia 2 de junho para que ele se manifestasse sobre os questionamentos feitos à sua gestão por parte de vereadores e possíveis candidatos a prefeito nas eleições municipais do ano que vem. Porém, ele não quis conceder entrevista. O espaço segue aberto para que o prefeito possa se pronunciar.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:05 am
Anoitecer
06:25 pm
26ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.47 km/h
03/01
Sex
Mínima
23ºC
Máxima
30ºC
04/01
Sáb
Mínima
23ºC
Máxima
29ºC
05/01
Dom
Mínima
23ºC
Máxima
26ºC
06/01
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Leticia Aguiar

Review Linha Capilar Ekos Patauá

Leia também