O Conselho Estadual de Turismo do Espírito Santo (Contures) realizou um encontro na semana passada para apresentar o Plano Estratégico de Marketing Turístico do estado, válido de 2026 a 2030. O governador Renato Casagrande anunciou que algumas ações do plano já estão em andamento, com apoio de empresários e organizações para impulsionar o setor.
O plano, que receberá mais de 26 milhões de reais para promover o turismo capixaba, mapeou segmentos estratégicos, incluindo destinos, públicos-alvo e canais de promoção. A experiência positiva dos visitantes no Espírito Santo foi um dos temas centrais da apresentação.

A Fecomércio-ES participou do lançamento e da divulgação do ESTour – Salão Capixaba de Turismo, marcado para abril. Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro, destacou os recentes investimentos em infraestrutura, que têm favorecido o crescimento do turismo em várias regiões do estado.
“O Espírito Santo vive um momento histórico para a economia do turismo. As entidades trabalham intensamente para promover o estado externamente. Esse plano de marketing é crucial porque projeta o Espírito Santo para além das suas fronteiras. Ele vai ajudar a divulgar o estado amplamente e passa confiança a turistas, agências, operadoras e investidores”, enfatizou Idalberto.
Participantes do Evento
Estiveram presentes José Bof Buffon, secretário executivo da Câmara Empresarial do Turismo (CET-ES); João Alfonso da Silva, presidente do Sindiprom-ES; Angélica Leal, representando o Turismo Social do Sesc-ES; Bruno Emílio, gerente de Educação Profissional do Senac-ES; Luiz Toniato, diretor regional do Sesc-ES; Thiago Avanza, gerente geral do Hotel Senac Ilha do Boi; Rodrigo Vervloet, presidente do Sindibares; e Raimundo Nonato, presidente da CET-ES. O evento também reuniu representantes da Setur-ES, do Contures, da Câmara Empresarial de Turismo do ES (CET-ES), além de Richard Alves, diretor da Lab Turismo Consultoria, e Thiago Akira, consultor e palestrante em marketing turístico.






