terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Espírito Santo aposta no turismo de experiência com apoio do Sebrae/ES

O Sebrae/ES anunciou um investimento significativo de R$ 50 milhões para programas de capacitação de micro e pequenas empresas do setor turístico nos próximos três anos. Além do aporte financeiro, novos projetos de fomento ao turismo estão sendo desenvolvidos em regiões-chave do estado, como Venda Nova do Imigrante e Pancas, que ganham destaque nacional.

Continua após a publicidade

Conhecida como a capital nacional do agroturismo, Venda Nova do Imigrante está se consolidando como um polo de turismo de experiência. O Complexo Turístico de Pindobas, localizado na região, abriga a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, inaugurada em setembro durante a RuralturES. O espaço foi criado para apoiar empreendedores no desenvolvimento de negócios voltados à cultura local e à imigração italiana.

“Com a nova sede do Polo, esperamos impulsionar a economia local, fortalecendo iniciativas que ofereçam experiências únicas aos visitantes, conectando-os ao agroturismo e à cultura da imigração italiana”, afirmou Renata Vescovi, gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

Continua após a publicidade

O Distrito Turístico de Pindobas, em fase de implantação, já conta com cerca de 20 empreendimentos prontos para receber visitantes, como a Fazenda Carnielli, o Sítio Jabuticabeira, a Vinícola Tonole, a Queijaria Inês e a Cervejaria Aurora.

Entre as atrações do complexo, destaca-se a Casa Nostra, um espaço que oferece aos visitantes uma imersão nas tradições italianas. Na Casa Nostra, é possível interagir com objetos históricos e participar de atividades como amassar pão, mexer polenta e preparar biscoitos, proporcionando uma vivência autêntica da cultura italiana.

No noroeste do estado, Pancas desponta como um dos principais destinos de esportes radicais no Brasil. Com paisagens montanhosas impressionantes, o município abrigará o maior circuito de tirolesa da América Latina, que promete atrair turistas em busca de aventura e ecoturismo.

No último dia 9 de outubro, o Sebrae/ES realizou o 1º Seminário de Investidores no Mirante da Tirolesa. O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre empresários e potenciais investidores, que puderam conhecer oportunidades para empreendimentos como pousadas, restaurantes e atividades de aventura, incluindo balonismo, parapente e passeios de quadriciclo.

“O evento proporcionou um panorama das atrações já em andamento, como o Circuito de Tirolesa, o Festival de Balonismo e o Café Pomerano. Nossa intenção é que os investidores percebam não apenas o potencial financeiro, mas também a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, destacou Carla Bortolozzo, gerente da regional Central do Sebrae/ES.

Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, essas iniciativas representam um marco para o turismo capixaba, que tem potencial para se tornar um dos principais destinos do Brasil.

“O turismo é uma atividade transversal, multissetorial, com grande capacidade de transformar territórios. O Sebrae/ES, em parceria com outras instituições, prefeituras e o governo, está trabalhando para colocar o Espírito Santo, de forma definitiva, no mapa dos melhores destinos turísticos do país”, afirmou.

Com investimentos robustos e foco na sustentabilidade, o Espírito Santo entra em uma nova fase, destacando-se pelo turismo de experiência e aventura.

 

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:54 am
Anoitecer
06:14 pm
29ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.72 km/h
11/12
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
12/12
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
24ºC
13/12
Sex
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
14/12
Sáb
Mínima
22ºC
Máxima
28ºC
Colunistas
Leticia Aguiar

Não existe isso de “eu não sei nada sobre música”

Leia também