terça-feira, 6 de maio de 2025

Agentes iniciam nova era da inteligência artificial generativa

Abrir um chat de inteligência artificial generativa, solucionar dúvidas, solicitar traduções ou resumir artigos se tornaram funções comuns para os usuários. Contudo, o próximo passo para as empresas, segundo a avaliação do Google Cloud, é a adoção de agentes de inteligência artificial.

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O papel dos agentes

Os agentes representam uma nova fase no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial e computação em nuvem. De acordo com o CEO do Google Cloud, esses sistemas inteligentes são capazes de raciocínio, planejamento, memória e uso de ferramentas. Eles têm a capacidade de antecipar ações e realizar tarefas em nome dos usuários, colaborando com softwares e sistemas sob supervisão. Essa abordagem foi destaque na apresentação durante o evento Google Cloud Next 25.

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Infraestrutura para agentes

Durante o evento, o Google Cloud apresentou o chip Ironwood, projetado especificamente para otimizar aplicações de agentes. Este chip é fundamental para o processo de inferência, fase em que modelos de linguagem treinados colocam em prática ações determinadas por usuários. Com os agentes, os resultados surgem de maneira proativa, e analistas do Morgan Stanley preveem que 75% da demanda futura por data centers de IA estará relacionada a esse tipo de processamento.

Colaboração entre múltiplos agentes

O Google Cloud imagina um futuro em que centenas de agentes operem simultaneamente nas empresas e interajam entre si. A comunicação e interação entre múltiplos agentes, além de fluxos de trabalho complexos que podem exigir a coordenação de até 100 agentes, estão no foco das inovações em desenvolvimento. Will Grannis, vice-presidente e CTO do Google Cloud, enfatizou a necessidade de preparar a plataforma para essa próxima evolução.

Entretanto, a integração de dados internos para que os agentes possam consultar informações, como PDFs e e-mails, apresenta desafios. A falta de profissionais qualificados em inteligência artificial e a presença de dados em servidores locais, em vez de na nuvem, dificultam esse processo. O Agentspace do Google Cloud surge como uma solução para conectar agentes de IA a ambientes de dados de empresas, facilitando o acesso e a disponibilidade desses dados.

Comunicação entre agentes

Outra novidade é o protocolo A2A, que permite aos agentes de inteligência artificial se comunicarem entre si e com os usuários através de diferentes formatos, como textos, formulários, áudios ou vídeos. Empresas como PwC, Accenture, Deloitte, SAP e Oracle já estão colaborando com o Google Cloud para implementar essa nova abordagem, que promete transformar como as operações corporativas funcionam com inteligência artificial generativa.


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