Desde o início deste mês, as unidades prisionais do Espírito Santo passaram a usar um novo sistema para gerir a alimentação da população carcerária. Desenvolvida pela Gerência de Tecnologia, Informação e Comunicação (GTIC), em parceria com a Gerência de Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos dos Estabelecimentos Penitenciários (Gefap), a ferramenta tem aprimorado o controle e a fiscalização dos contratos de fornecimento de refeições sob responsabilidade da Secretaria da Justiça (Sejus).
Operação das cozinhas e volume de refeições
O sistema prisional capixaba conta com cozinhas centralizadas responsáveis por abastecer os internos. São cerca de 100 mil refeições distribuídas diariamente, envolvendo café da manhã, almoço, lanche e jantar.
Agilidade e transparência na gestão
O gerente da Gefap, Felipe Vargas, afirma que a nova solução proporciona mais agilidade e transparência na administração. Segundo ele, a plataforma permite administrar de forma mais dinâmica a entrega das refeições nas unidades e oferece aos servidores uma ferramenta moderna, intuitiva e eficiente para o acompanhamento do serviço.
A plataforma possibilita registrar o recebimento das refeições e anotar ocorrências relativas a aspectos qualitativos (horário de entrega, cardápio, higiene dos utensílios, aparência, aroma, sabor e textura) e quantitativos (peso e temperatura). Esses registros colaboram na avaliação da qualidade dos alimentos entregues. Adicionalmente, o painel de conferência em tempo real possibilita o monitoramento das movimentações e o registro de eventuais inconformidades.
Vargas ressaltou que a ferramenta assegura maior controle e precisão dos dados, gera estatísticas e permite o acompanhamento em tempo real do cumprimento dos contratos, representando um avanço significativo para a gestão e para a transparência dos serviços de alimentação.
A diretora da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), Grazielli Criptan Murari da Cunha Porto, destacou os benefícios da nova solução no processo de conferência das refeições.
Segundo ela, o aprimoramento tornou o sistema mais intuitivo e fácil de operar para o servidor responsável pela conferência. O layout aperfeiçoado tem facilitado o trabalho, permitindo que correções no formulário sejam feitas num prazo de 24 horas. Para a diretora, a principal inovação é a praticidade oferecida ao gestor, já que o ateste do serviço ficou mais simples e ágil; relatórios e estatísticas são gerados automaticamente, o que amplia a transparência, reduz o tempo de conferência e evita retrabalho.









