20 de agosto de 2025
quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Polícia usa aplicativo do google para bloquear celulares roubados

A Polícia Militar do Estado de São Paulo implementou o uso do aplicativo Localizador, do Google, para bloquear celulares furtados ou roubados de forma remota. Esta medida oferece às vítimas um meio mais rápido de bloquear seus dispositivos.

Continua após a publicidade

Os usuários de celulares Android já podem bloquear seus dispositivos com a função antirroubo do sistema. No entanto, a parceria com o Google e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Polícia Militar de São Paulo visa acelerar esse procedimento.

De acordo com o G1, a ideia é que as vítimas possam solicitar o bloqueio ainda na rua, sem precisar esperar chegar em casa ou depender de terceiros.

Continua após a publicidade

Implementação do Aplicativo nos Tablets da Polícia

O aplicativo Localizador foi instalado nos tablets utilizados pela Polícia Militar paulista. Através dele, os policiais, diretamente nas viaturas, podem bloquear o dispositivo da vítima, rastrear sua localização, emitir um alarme e apagar todos os dados, caso necessário.

Pessoa passando de bicicleta ao lado de viatura da Polícia Militar de São Paulo

Este serviço está disponível para 80% dos celulares no estado de São Paulo, conforme a Secretaria de Segurança Pública. No entanto, as funções de bloqueio e rastreamento devem estar ativadas para funcionar.

Para ativar estas funções, os usuários devem acessar as “Configurações”, selecionar “Google”, escolher “Todos os Serviços”, e ativar “Proteção contra roubo” e “Bloqueio Remoto”.

Captura de tela do Google Localizador mostrando mapa da América do Sul

A Importância do IMEI e do Boletim de Ocorrência

Para aumentar as chances de recuperar um aparelho roubado, é importante saber o IMEI do dispositivo e registrar um boletim de ocorrência o mais rápido possível. O IMEI é um identificador único do aparelho, que pode ser encontrado na caixa do celular ou fornecido pela operadora.

Registrar o celular no sistema da polícia assegura que, quando ele for reativado, as autoridades sejam notificadas e possam rastreá-lo.

Ataques de Ransomware no Brasil

Em 2024, o Brasil estava na sétima posição entre os países mais visados por ataques de ransomware, posição que se manteve em 2025, de acordo com a Acronis, especialista em segurança digital. Tais ataques envolvem a criptografia dos dados, liberados somente após pagamento de resgate.

brasil ataque hacker

A crescente incidência destes ataques no Brasil decorre da negligência e baixo investimento em cibersegurança, principalmente em empresas de pequeno e médio porte. Os cibercriminosos também estão adotando táticas mais sofisticadas para atacar, como e-mails infectados e downloads automáticos em sites piratas.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:59 am
Anoitecer
05:29 pm
21ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.2 km/h
21/08
Qui
Mínima
18ºC
Máxima
25ºC
22/08
Sex
Mínima
18ºC
Máxima
24ºC
23/08
Sáb
Mínima
19ºC
Máxima
24ºC
24/08
Dom
Mínima
19ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Thiago Luciani

Quem nunca errou, que poste o primeiro vídeo

Leia também