Na quinta-feira, 26 de outubro, a Japan Airlines (JAL) sofreu um ataque cibernético que impactou seus sistemas operacionais. Embora a empresa tenha garantido que a segurança dos voos não foi comprometida, o incidente resultou em atrasos e possíveis cancelamentos de voos programados para a data.
Atrasos e suspensão da venda de bilhetes
De acordo com informações da companhia aérea, mais de 24 voos foram atrasados devido à ação maliciosa. Em resposta ao ataque, a JAL temporariamente suspendeu a venda de passagens para o mesmo dia. Apesar dos transtornos, a empresa já identificou a causa do problema e restaurou seus sistemas operacionais em um curto período.
Detalhes do ataque hacker
O ataque teve início às 7h24, no horário local, e afetou tanto os sistemas internos quanto externos, levando a falhas nas comunicações. A Japan Airlines declarou que conseguiu identificar rapidamente a dimensão do problema e que um dispositivo específico de troca de dados, aparentemente alvo do ataque, foi suspenso para evitar novos incidentes.
Contexto de ciberataques no Japão
A incidência de ciberataques no Japão tem se intensificado nos últimos anos. Em junho, a agência espacial do país também declarou que foi alvo de ataques cibernéticos. Além disso, em 2023, um terminal de operações em Nagoya passou por uma paralisação de três dias devido a um ataque hacker.
Retomada aos serviços normais
Após a recuperação dos sistemas, a Japan Airlines anunciou que já havia retomado a venda de bilhetes de forma normal e estava trabalhando para mitigar os impactos causados pelo incidente.