Um novo recurso de segurança foi introduzido no aplicativo da Uber, e a empresa anunciou que os motoristas parceiros agora poderão utilizar o U-Código, uma senha que será solicitada aos usuários antes do início de cada viagem. A partir desta semana, a novidade está sendo disponibilizada gradativamente a todos os motoristas da plataforma, após testes realizados em algumas cidades brasileiras.
Funcionamento do U-Código
A senha é gerada e exibida no aplicativo do usuário. No entanto, a utilização desse código não é obrigatória para os motoristas, que têm a opção de ativar ou desativar a ferramenta. Para gerenciar essa configuração, os motoristas podem acessar a “Central de Segurança” do aplicativo e selecionar “Verificação de U-Código”. O código não será necessariamente solicitado em todas as viagens, pois fica a critério do motorista optar por sua utilização.
Ativação do U-Código pelos Passageiros
Os passageiros também podem escolher ativar o U-Código para sua segurança. Para isso, devem acessar as configurações de conta no aplicativo, navegando em “Conta”, “Configurações”, “Confira a sua Viagem” e selecionando “Use o código para confirmar as viagens”. Quando ativado, o motorista só poderá iniciar a corrida após o usuário informar o código. Essa função pode ser configurada para entrar em vigor apenas durante a noite, das 21h às 6h.
Objetivo da Iniciativa
A implementação do U-Código visa aumentar a segurança tanto para motoristas quanto para passageiros, garantindo que ambos estejam na viagem correta. A senha ajuda a evitar confusões e, em conjunto com informações já disponíveis no aplicativo, como nome, foto, placa e modelo do veículo, busca proporcionar mais tranquilidade durante os trajetos, especialmente em situações consideradas de maior risco.
Este novo recurso de segurança é mais uma etapa da Uber para garantir a proteção e a confiança de seus usuários e motoristas, reforçando o compromisso da plataforma com a integridade e a segurança nas corridas.