sábado, 18 de maio de 2024

Dengue pode causar infecções na gengiva, segundo especialista

Com a alta dos casos de dengue e chikungunya no estado, muitas são as queixas quanto aos sintomas e sequelas que as doenças ocasionam. De acordo com a cirurgiã-dentista e Periodontista, Dra Marlei Bonella, é preciso ficar atento aos sintomas como edema labial, vermelhidão, sangramento da gengiva, mucosite e aftas. “As lesões orais sempre incomodam bastante, por conta de ardência, dor, dificuldade na ingestão de água e durante a mastigação.

A dengue pode causar distúrbios na coagulação sanguínea, levando a quadros de sangramentos nas gengivas que podem ou não estar relacionados a  placa bacteriana. Por isso, busque uma avaliação detalhada com o Periodontista.

O aparecimento de aftas tem acontecido por conta da baixa imunidade. “É comum quando a imunidade cai e quando o paciente está tomando algumas medicações, surgirem aftas, irritações na boca”, diz Marlei

“A inflamação gengival pode progredir para uma doença periodontal – que é uma inflamação mais severa com acúmulo de secreção purulenta que leva a perda óssea e posteriormente, perda dental. Assim,  todo cuidado é recomendado, até porque é pela boca que serão digeridos os alimentos que levarão nutrientes para a recuperação do paciente”, pontua Marlei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Novo tratamento previne miopia em crianças, diz pesquisa

A miopia, dificuldade de enxergar de perto, geralmente aparece...

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela Organização Mundial de Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira...

Casais de mulheres são incluídas em reprodução assistida no Dia das Mães

Professora da rede pública de Maricá, município da região...
g