sábado, 25 de maio de 2024

Brasil registra nova subvariante da covid-19, uma variação da Ômicron

Uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron, foi identificada no Brasil. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso, onde a variação foi encontrada. “Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil”, destacou a pasta.

A Secretaria detalhou por meio de nota, que o laboratório central do Estado sequenciou e identificou a nova subvariante em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro.

A variante foi identificada em quatro pacientes do sexo feminino, que ao testarem positivo para a nova cepa foram hospitalizadas. Três delas receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da vigilância municipal. Já a quarta paciente tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e morreu.

“No entanto, a equipe de vigilância da SES [Secretaria de Estado de Saúde] ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a covid-19.”

O governo do estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. As orientações incluem ainda o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado e higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%, além de vacinar-se contra a doença.

A subvariante JN 2.5 também foi identificada em outros países além do Brasil, são eles: Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

*Com informações da Agência Brasil 

Leia também:

Estudo mostra que remédio barato pode dobrar chances de parar de fumar

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Gripe e dengue: Vitória abre 5.500 vagas para vacinação

Nova oportunidade para se proteger contra a dengue e...

No Brasil 80% das mortes por câncer de pulmão são causadas pelo tabagismo

Estudo feito por pesquisadores da Fundação do Câncer aponta...

Novo tratamento previne miopia em crianças, diz pesquisa

A miopia, dificuldade de enxergar de perto, geralmente aparece...
g