...

Vitória vai ofertar 1.400 exames de mamografias durante o Outubro Rosa

No mês da prevenção contra o câncer de mama, as equipes de saúde de Vitória realizarão uma série de ações alusivas à Campanha Outubro Rosa. Entre elas, para incentivar a realização de mamografias, será ofertado 1.400 exames apenas neste mês de outubro, uma ampliação de 75% da oferta.

Com uma média de 800 mamografias realizadas por mês no município, Vitória já ofertou 7.968 mamografias de janeiro a setembro deste ano, sendo 5.255 mamografias de rastreamento para mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos.

A referência técnica em Saúde da Mulher em Vitória, Fabiana Fafá, explica a importância de realizar esses exames periodicamente.

“O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres para a importância de realizarem o exame de mamografia, ainda que não apresentem nenhum sinal ou sintoma, principalmente entre as que tem entre 50 e 69 anos, a faixa etária em que a incidência da doença é maior. A detecção precoce do câncer de mama contribui em muito para um início precoce do tratamento e, consequentemente, maior probabilidade de cura”, disse.

Como ter acesso às mamografias

O município segue as diretrizes do Ministério da Saúde e prioriza a realização do exame em mulheres com idade entre 50 e 69 anos e também realiza o exame em mulheres com idade igual ou superior a 35 anos, que apresentem um ou mais dos fatores de risco indicados pelo INCA, e em qualquer outra faixa etária no caso de haver qualquer achado suspeito.

Para ter acesso à mamografia, a mulher deve passar por uma consulta em sua unidade de saúde de referência.

Programação Outubro Rosa

  • Dia 04 de outubro

Abertura oficial do Outubro Rosa, com a presença do prefeito, da Secretária Municipal de Saúde, representantes da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e do Conselho Municipal de Saúde
Local: Auditório da Prefeitura de Vitória – 8 às 12 horas.

Neste dia haverá palestras sobre câncer de mama, com especialistas abordando temas como: promoção, prevenção e detecção precoce do câncer, estatísticas, exame de mamografia.

  • Dia 07 de outubro

No próximo sábado (07), de 8 às 15 horas, acontece o Dia D do Outubro Rosa, quando todas as 29 Unidades Básicas de Saúde de Vitória farão ações voltadas à saúde da mulher, rodas de conversa, encaminhamento para mamografias, realização de exames preventivos, atendimentos odontológicos, dentre outras atividades.

  • Dia 29 de outubro

No último domingo de outubro, Vitória também vai participar da tradicional Caminhada da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), na orla de Camburi.

Leia também:

Outubro Rosa: campanha alerta sobre as medidas preventivas do câncer de mama

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

A Saúde na Era da IA: porque a utilização com segurança é tão importante

Nos últimos anos, vimos o nascimento e o desenvolvimento...

Brasil sai do ranking dos 20 países com maior número de crianças não vacinadas

Em 2023, o Brasil alcançou significativos avanços na imunização...

Anvisa atualiza diretrizes de rotulagem nutricional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta...

Alerta: uso incorreto de lente de contato cega

Em menos de uma semana a estudante de veterinária,...
g