...

Remédios caseiros: confira quatro receitas para aliviar os sintomas da tosse

Um ótimo remédio caseiro para tosse é o suco de guaco com cenoura que, devido à sua propriedade broncodilatadora, é capaz de aliviar a tosse com catarro e promover o bem-estar. Além disso, o chá de gengibre com limão também é uma boa opção, sendo indicado para a tosse seca devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica.

Para complementar estes remédios caseiros, também se pode tomar um copo de água à temperatura ambiente com 1 colher de mel, pois ajuda a hidratar as cordas vocais, acalmando toda a região da garganta e diminuindo os acessos de tosse.

No entanto, é importante identificar a causa da tosse, especialmente quando é constante, para que o tratamento seja direcionado e eficaz.

  • Tosse seca

Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.

Esse chá também pode ser utilizado como remédio caseiro para tosse em crianças, pois não apresenta efeitos colaterais.

Ingredientes​

5 g de raiz de gengibre;
Suco de 2 limões;
1 colher (de chá) de mel;
½ litro de água.

  • Modo de preparo

Para preparar este remédio deve-se ferver o gengibre e a água em fogo brando até que a mistura fique reduzida a metade do volume inicial e depois desligar o fogo, coar e juntar o suco dos limões. Ao final, para adoçar, pode ser adicionada 1 colher de chá de mel. O mel não deve ser usado no caso de bebês com menos de 2 anos.

Deve-se tomar 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir.

  • Tosse com catarro

Uma opção de remédio caseiro para tosse com catarro é o suco de guaco com cenoura, pois possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes, ajudando a eliminar o excesso de catarro e permitindo respirar melhor. Além disso, ao adicionar a hortelã-pimenta ao suco, obtém-se a propriedade anti-inflamatória, que reduz as crises de tosse, principalmente nos casos de gripe, bronquite ou asma.

Ingredientes

5 folhas de guaco;
1 cenoura;
2 ramos de hortelã;
1 colher de chá de mel.

Modo de preparo

Para fazer o suco, basta misturar no liquidificador as folhas de guaco, a cenoura e os ramos de hortelã. Depois, coar e adoçar com 1 colher de chá de mel e beber 20 mL do suco várias vezes ao dia.

Outra ótima opção de remédio caseiro para tosse com catarro é infusão de tomilho, pois possui propriedades expectorantes, ajudando a liberar o catarro e fortalecer o sistema imune.

  • Tosse alérgica

Para aliviar a tosse alérgica, é possível utilizar algumas plantas medicinais, como a urtiga, rorela e tanchagem, por exemplo, pois tem propriedades calmantes, aliviando o desconforto na garganta e, consequentemente, a tosse.

Ingredientes

1 colher (de sopa) de folhas de urtiga;
200 mL de água.

Modo de preparo

Para fazer o chá é preciso colocar as folhas de urtiga na água e deixar ferver por 5 minutos. Em seguida, coar, deixar esfriar e beber duas xícaras por dia. Caso haja necessidade, pode-se adicionar 1 colher de mel para adoçar.

  • Tosse no bebê

A tosse do bebê pode ser controlado por meio do uso de alguns remédios caseiros, como o chá de limão com mel, no entanto, deve ser usado apenas em bebês maiores de 2 anos, pois antes desta idade o bebê não tem imunidade totalmente bem desenvolvida.

O chá de limão com mel ajuda a aliviar a tosse e a congestão nasal e dor de garganta e também é bom para melhorar a digestão.

Ingredientes

500 mL de água;
2 colheres (de sopa) de suco de limão;
1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo

Ferver a água na panela tapada durante cerca de 10 minutos e, em seguida, juntar o suco de limão e o mel. Deve-se oferecer ao bebê em pequenas quantidades quando estiver morno.

Outra dica é colocar algumas gotas de soro fisiológico no nariz do bebê antes de mamar e limpar o nariz com um cotonete próprio para bebês, o que também ajuda a aliviar a tosse. Com informações de Tua Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Alerta: uso incorreto de lente de contato cega

Em menos de uma semana a estudante de veterinária,...

Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes por dengue

O Brasil encerrou o primeiro semestre de 2024 com...

Como a tecnologia está revolucionando o atendimento na saúde

Nos últimos anos, a integração da tecnologia na área...
g