...

Febre maculosa: novo kit para diagnóstico é aprovado pela Anvisa

Neste ano, até o momento, o Espírito Santo já registrou quatro mortes pela febre maculosa. Além dos óbitos, também foram confirmados através dos últimos dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), outros 14 casos de infectados pela doença.

Mas há um alívio para os brasileiros, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo produto para identificação e diagnóstico da febre maculosa.

O kit aprovado pela Anvisa, fabricado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, é o segundo autorizado no Brasil com essa finalidade e utiliza a técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela.

Segundo determinação da Anvisa, o teste deve ser realizado por profissionais da área de saúde com conhecimento específico em biologia molecular.

A febre maculosa é transmitida pela picada de carrapato-estrela infectado. E não passa diretamente de pessoa para pessoa nem pelo contato com animais infectados.

Os humanos costumam ser apenas hospedeiros acidentais do carrapato. Os hospedeiros preferidos da bactéria da febre maculosa são os equídeos, como cavalos, mas pode também parasitar bovinos, animais domésticos e silvestres.

Entre os sintomas, estão, além da febre, dores de cabeça e muscular, mal-estar, náuseas, vômitos, manifestações hemorrágicas e manchas avermelhadas na pele.

Leia também:

Tempo mais frio e seco: inverno é período de cuidar e renovar a pele

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Brasil sai do ranking dos 20 países com maior número de crianças não vacinadas

Em 2023, o Brasil alcançou significativos avanços na imunização...

Anvisa atualiza diretrizes de rotulagem nutricional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta...

Alerta: uso incorreto de lente de contato cega

Em menos de uma semana a estudante de veterinária,...

Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes por dengue

O Brasil encerrou o primeiro semestre de 2024 com...
g