O mês de junho é conhecido como “Junho Vermelho” no Brasil devido à campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue, que é representada pela cor vermelha do sangue humano.
A ação é promovida pela Fundação Pró-Sangue e tem como objetivo estimular a população a se tornar doadora regular de sangue, especialmente durante o período de inverno, que é marcado por um aumento na demanda em virtude das condições climáticas e das doenças sazonais.
A campanha é bastante relevante no país, uma vez que ainda há muitas dificuldades em relação ao acesso à doação de sangue.Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1,8% da população brasileira é doadora regular de sangue, o que representa um índice baixo em comparação a outros países.
Além disso, grande parte das doações ocorre em situações emergenciais, o que pode gerar uma escassez de estoques nos bancos de sangue.Para incentivar a doação regular e consciente, o Junho Vermelho promove diversas atividades, como palestras, campanhas publicitárias, ações de marketing e eventos.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar a criação de uma cultura de solidariedade e cuidado com a vida.Nesse sentido, a campanha é uma oportunidade para que a sociedade brasileira se conscientize sobre a importância da doação de sangue, não apenas para a garantia de tratamentos médicos eficazes, mas também para o desenvolvimento de uma cultura mais empática e solidária.
Afinal, doar sangue é um gesto simples, mas que pode salvar vidas e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.O Estado do Espírito Santo conta com cinco hemocentros para fazer a coleta de sangue.
Doadores precisam estar bem de saúde e atender a algumas regras.
Veja abaixo se você pode doar
O intervalo de doação deve ser de 60 dias para homens, sendo que não pode ultrapassar quatro doações nos últimos 12 meses; e 90 dias para mulheres, não ultrapassando três doações por ano.Para doar é preciso:Ter idade entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos precisam de autorização formal dos pais ou responsáveis legais)Pesar mais de 50 kg.
Estar em boas condições de saúdeNão estar em jejum (é recomendado refeições leves e alimentos pouco gordurosos no dia da doação)Aumentar a ingestão de líquidos no dia da doaçãoNão consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doaçãoLevar documento oficial com fotoImpedimentos temporáriosResfriado: aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas. de Covid: aguardar 10 dias após o desaparecimento da doença. Em caso de gravidez, 90 dias após o parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.Tatuagem nos últimos 12 meses.Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses).